18/04/2019

Fenaj reajusta valores das carteiras de jornalista

As carteiras nacional e internacional de jornalista produzidas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vão passar por reajuste no preço a partir de hoje (18). O aumento no valor da carteira nacional será de 17,65%, enquanto no da carteira internacional será de 10%. Essa tarifa estava congelada há 12 anos.

De acordo com a Fenaj, o reajuste é necessário por conta da situação financeira da entidade, que sofre com os impactos da reforma trabalhista, que prejudicou o financiamento dos sindicatos com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical.

Com isso, a carteira nacional para jornalistas não sindicalizados passará a ser de R$ 400. Para sindicalizados e em dia o valor terá um desconto de 75%. Estes pagarão pela carteira R$ 100. O valor do desconto é sustentado pelo sistema sindical.

Já a carteira internacional, expedida pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e emitida pela Fenaj, terá o valor de € 55.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR