esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

07/03/2019

CUT Paraná prepara agenda feminista para o mês de março


Foto: CUTPR


A CUT Paraná prepara uma intensa agenda de atos e programações relacionadas ao mês da mulher. A primeira das atividades será a participação dos atos do Dia de Luta das Mulheres no 8 de março, em Curitiba, que acontecerá na sexta-feira (8) a partir das 18h na Praça Santos Andrade. Neste ano o mote da campanha é “A Resistência nos une... A luta nos liberta”.


“Os coletivos de mulheres feministas organizam mais uma grande marcha e estamos convocando todas para participarem. São mulheres de diversas origens e naturezas mas com uma luta em comum: contra o machismo”, enfatiza a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.


A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Paraná, Anacélie Azevedo, desta que durante a marcha uma série de denúncias serão feitas pelas mulheres. “Vamos mostrar o desmonte das políticas públicas, a volta da miséria, pobreza e desemprego, denunciar como a Reforma da Previdência será um grande retrocesso para a classe trabalhadora, em especial para as mulheres e claro, denunciar a violência sexista que assola o Brasil”, apontou.


Calendário 


Ainda no dia 8 de março, pela manhã, será realizado um ato na Vigília Lula Livre, em defesa do presidente Lula. Além da participação das mulheres CUTistas nas atividades do Dia Internacional da Mulher, Anacélie reforça que as atividades continuarão ao longo do mês. Em diversas regiões do Paraná acontecerão as já tradicionais Pedaladas pelo Fim da Violência contra a Mulher.


“Neste ano batizamos a Pedalada com o nome da companheira Lirani Franco, que faleceu no final de fevereiro. Uma grande lutadora, exemplo para todas as mulheres, agindo sempre em defesa da classe trabalhadora e dos direitos das mulheres”, relata Anacélie. Em Curitiba, a 7ª edição da atividade acontecerá no dia 24 de março, às 9h, com saída da Praça Santos Andrade. Já estão confirmadas também a 3ª edição em Maringá, a 4ª em Guarapuava e a 1ª de Paranavaí, nos dias 09, 30 e 09 de março respectivamente.


No dia 21 de março será realizado, na Vigília Lula Livre, o Dia Nacional das Mulheres da CUT. Na programação representantes da central de diversos estados estarão em Curitiba. Na programação atividades de combate ao racismo, debates sobre a reforma da previdência e a comemoração do centenário de Rosa Luxemburgo.


Já no dia 30 de março a CUT dará início ao seu clube de leitura feminista, atividade que ocorre ao longo de todo ano. Desta vez o livro escolhido é “Calibã e a Bruxa”, de Silvia Frederici. A obra trata da transição da sociedade para o modelo capitalista e sua relação com a perseguição das bruxas. O primeiro encontro acontecerá na Livraria Vertov, em Curitiba, na Rua Visconde do Rio Branco, 835, na sala 02. As participantes receberão no final dos encontros um certificado de participação emitido pela PUC-PR.

Autor:CUTPR
Gralha Confere TRE