19/02/2019

Jornalistas da Sanepar definem reivindicações para campanha salarial

Foto: Maigue Gueths.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realizou nesta terça-feira (19) uma assembleia na sede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com os jornalistas da empresa para aprovar a pauta de reinvindicações específica da categoria. A reunião foi em Curitiba.

Na assembleia, os jornalistas apresentaram solicitação para que as horas extras sejam remuneradas, deixando ao cargo dos mesmos a aceitação ou não de um eventual banco de horas. Pediram também a garantia de autoria de material jornalístico e ainda a realização de concurso para jornalistas e repórteres fotográficos para suprir as vagas abertas com aposentadorias na capital e no interior. Essas propostas serão defendidas pelo SindijorPR durante as negociações a serem realizadas com a Sanepar em conjunto com os outros sindicatos que representam os trabalhadores da Sanepar.

Desde 2013, quando a empresa reconhecia apenas um jornalista na função, que o SindijorPR tem representação dentro da Sanepar. A partir do momento em que os profissionais requisitaram, com apoio do SindijorPR, a serem reconhecidos como jornalistas, eles passaram a ter todos os direitos pertinentes da categoria, como, por exemplo, a jornada de cinco horas diárias de trabalho. "Conseguir o reconhecimento dos jornalistas e a representação do sindicato em nome deles é uma grande vitória e também dos profissionais que trabalham lá que participaram ativamente de todo esse processo. Nosso objetivo agora é fazer com que outros locais de trabalho também tenham esse mesmo reconhecimento, inclusive com a garantia das cinco horas em todas as assessorias", opina a diretora de fiscalização do exercício profissional do SindijorPR, Maigue Gueths.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR