01/02/2019

Evento nacional em PG visa aumentar a qualidade do Jornalismo no Brasil

Ponta Grossa (PR) receberá pela primeira vez o ‘Encontro Nacional de Professores de Jornalismo’ entre os dias 25 e 27 de abril, e as inscrições(https://enpj2019.wixsite.com/enpj2019/inscricoes)para apresentações ainda estão abertas. Com o objetivo de elevar a qualidade do Jornalismo no Brasil, o 18º ENPJ tem a promoção da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e realização do curso de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), juntamente com o Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Durante o evento, diversas atividades acontecerão como: fóruns, encontro entre coordenadores de curso de Jornalismo, mesas-redondas, lançamentos de livros, painéis de debates, programação cultural, oficinas e Grupos de Pesquisa (que têm as inscrições para apresentação de trabalhos até 11 de fevereiro).

Jornalismo de qualidade à sociedade

Com a participação de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o 18º ENPJ também contará com a presença de acadêmicos, pesquisadores, professores e profissionais dos quatro cantos do Brasil.

Visando contribuir com a tríade ensino-pesquisa-extensão, o presidente da Abej, Marcelo Engel Bronosky afirma que o evento “se constitui pela riqueza da oportunidade de se trocar experiências e informações com alunos e jornalistas de vários lugares do território brasileiro. Por conta disso, podemos direcionar e melhorar a qualidade das práticas jornalísticas em todo nosso país”, explica o professor.

Coordenadores de Jornalismo convida a comunidade

O coordenador e professor de Jornalismo da UniSecal, Helton Costa comenta que todos serão muito bem recebidos na cidade e que a expectativa para o evento é grande. “Esperamos ter ótimos resultados, contribuições para políticas de governo e que possamos melhorar cada vez mais a forma como formamos os alunos e como trazemos notícias para a sociedade também”, finaliza o professor.

Já a coordenadora e também professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG, Paula Melani Xavier, ressalta que sediar o evento é de extrema importância para que tanto o corpo docente, alunos, pesquisadores terem acesso ao que está sendo discutido no país na pesquisa, ensino e extensão, quanto no envolvimento dos ex-mestrandos e as próprias turmas da graduação. “O momento é singular em dois sentidos. Primeiro, a discussão do próprio cursos de formação junto às transformações que devem ser incorporadas de maneira crítica, as inovações à grade curricular, troca de experiências. A segunda, é justamente o momento político e como isso vem repercutindo no mercado profissional, como os casos de perseguições e censuras. É necessário uma discussão coletiva para preparar e encarar esse enfrentamento”, complementa a docente.

Serviço

Para participar do 18º ENPJ, professores e profissionais precisam investir o valor de R$ 170. Estudantes de pós-graduação devem pagar R$ 80 e acadêmicos de Jornalismo têm o valor diferenciado de R$ 30. Além disso, sócios da Abej com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.

Mais informações sobre o 18º ENPJ podem ser encontradas no site do ‘Encontro’ (http://www.fnpj.org.br/soac236/index.php/18enpj/18enpj).

Autor:Assessoria do evento