19/11/2018

SindijorPR não abre no Dia Nacional da Consciência Negra

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) comunica aos jornalistas e estudantes de jornalismo que não irá funcionar nesta terça-feira (20) por conta do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades do sindicato voltam ao normal na quarta-feira (21).

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data instituída em todo o Brasil por meio da lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011. O dia é o mesmo atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, importante figura - assim como Dandara - na luta contra a escravidão dos negros e que foi o último líder do Quilombo dos Palmares.

A proposta para a criação de um feriado estadual da Consciência Negra no Paraná está engavetada. Em Curitiba, no ano de 2012, a Câmera de Vereadores aprovou a criação do feriado, contudo, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) acabou barrando a ideia por conta de uma ação perpetrada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pelo Sindicato da Indústria e Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), que alegaram que a medida traria prejuízos econômicos para Curitiba.

O SindijorPR defende o feriado como forma de refletir a contribuição do povo afro-brasileiro no Brasil e reforçar a luta contra a discriminação racial.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR