23/10/2018

SindijorPR e Sindijor Norte levam proposta patronal para assembleia

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte) convocam a categoria para assembleia nesta sexta-feira (26). Em Curitiba, a reunião será na sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211), às 20h. Os jornalistas poderão discutir e votar as propostas patronais apresentadas na mesa de negociação do dia 18 de outubro, com previsão para fechar a campanha salarial 2018.

As propostas apresentadas pela patronal após negociação durante o ano são:

- Homologação facultativa nos sindicatos, desde que o funcionário demitido requisite por escrito;
- Acordo salarial de dois anos, com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) já com negociação para 2019;
- Licença paternidade de 10 dias;
- Anuênio com a prática de degraus ou linear;
- Banco de horas limitado a duas horas por dia, com as demais sendo pagas com 100% de acréscimo, desde que o trabalhador concorde e tenha acesso livre ao banco de horas.
- Sem nenhuma cláusula de banco de Horas (vale a lei);

A diretora de fiscalização, Maigue Gueths, explica que é preciso fechar a campanha, no entanto, com muito cuidado."Esta é uma das nossas campanhas salariais mais longas e difíceis que enfrentamos. O grande entrave nesse processo é a reforma trabalhista, que deixa a faca e o queijo nas mãos dos patrões, enquanto nós, os sindicatos e os trabalhadores, temos que procurar todos os meios para não perder direitos que até então eram garantidos em lei ou na nossa antiga CCT".

A diretora de formação, Silvia Valim, que esteve também presente na última reunião com as entidades patronais, entende que do início do ano até agora houve um avanço nas negociações, mas que este ainda não é o cenário ideal. "Isso significa que nessa reta final devemos refletir muito bem em relação aos nossos direitos que, pouco a pouco, estão sendo retirados. Além do mais devemos preservar nosso sindicato, órgão que defende os trabalhadores da imprensa e é o único que ainda pode resistir diante da constante ameaça à nossa profissão. Se a proposta for aprovada, temos que iniciar forte conscientização da categoria para que todos entendam a importância de solicitar a homologação no Sindicato e convocar a entidade para discussões de banco de horas. Essa é forma de mantermos contato com os jornalistas e também nos protegermos de assédio e chantagem no ambiente de trabalho, que, infelizmente, ainda é nocivo em muito locais", explica.

De acordo com o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, a diretoria do sindicato está avaliando a pauta. “Conversamos com a direção de todo o Estado e entendemos que, junto com os jornalistas, vamos definir em assembleia se a proposta atende aos interesses da nossa categoria.”, informa.

Confira aqui os locais e horários de assembleia em outras cidades do Estado

Cascavel

Dia: 26 de outubro
Local: Sede da APP-Sindicato (a confirmar)

Foz do Iguaçu

Horário: 19h30
Local: Sala do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Foz do Iguaçu (Alameda Batuíra 146, Vila A).

Londrina

Local: Rua Paulo Kawassaki, 36, Jardim Dom Bosco

Maringá

Horário: 19h30