17/10/2018

Jornalistas e patrões voltam à mesa de negociação nesta quinta-feira

Os sindicatos dos jornalistas do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná (Sindijor Norte) se reúnem novamente com os representantes patronais nesta quinta-feira (18), às 10h, na sede do Sindicato das Empresas de Rádio e TV – Sert – (Rua Marechal Hermes, 1440, Centro Cívico, Curitiba), para mais uma mesa de negociação.

Na última reunião, realizada no dia 10 de outubro, o principal impasse era que as empresas queriam imposição de acordo de banco de horas individual na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), inclusive pressionando os jornalistas para que aderissem.

Tanto o SindijorPR quanto o Sindijor Norte se opuseram com veemência a esta ideia e sugeriram uma alternativa para solucionar o problema, que seria de estabelecer regras coletivas para a adesão ou não individualmente.

“Esperamos fechar a convenção coletiva logo, desde que ela não traga prejuízos para o trabalhador e não tente limitar as ações do sindicato. Caso contrário, a luta por manter os nossos direitos continuará”, disse o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

Quanto à pauta final, para que a renovação da CCT seja apreciada em assembleia com os jornalistas, os sindicatos dos trabalhadores solicitaram a retirada das propostas patronais sobre a alteração no adicional de tempo de serviço (anuênio) e a que coloca como opcional as homologações nos sindicatos.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR