esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

24/09/2018

SindijorPR apoia realização de palestra sobre Jornalismo e Eleições em Ponta Grossa

Jornalismo e Eleições foi o tema de uma palestra realizada na sexta-feira (21), em Ponta Grossa, no auditório do campus II da faculdade Secal. Estudantes de Jornalismo e profissionais acompanharam a atividade promovida pela instituição e que contou com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). O palestrante foi o juiz Roberto Ribas Tavarnaro, que já atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR).

Tavarnaro enfatizou a importância do trabalho dos jornalistas para a democracia. “Nós temos pouquíssimas informações sobre as pessoas que exercem o poder político e que estão nos representando. Se o eleitor é o protagonista do processo eleitoral, o jornalista é o coadjuvante mais importante nesse processo. Ele (jornalista) deve agir movido sempre pela necessidade de municiar o eleitor com informações para que este reflita e vote com convicção”, reflete.


O coordenador do curso de Jornalismo da faculdade, Helton Costa, afirma que a palestra foi um momento de reflexão acadêmica sobre o trabalho do jornalista. “Eventos como esse ajudam alunos e profissionais a pensar e repensar seus papéis na sociedade. No caso brasileiro, que infelizmente passa por momentos de alguns questionamentos à legitimidade do sistema democrático e da imprensa, se torna indispensável refletir como nós enquanto categoria podemos colaborar no fortalecimento da nossa ainda jovem democracia e no exercício da cidadania. Jornalismo não existe sem democracia, dependemos dela”, considera.

A diretora de Interior, Aline Rios, que representou o SindijorPR, também frisa a necessidade de destacar a atuação dos jornalistas no processo democrático. “Ocupamos uma posição, muitas vezes, privilegiada. Conseguimos testemunhar ações que acontecem longe dos eleitores; estamos onde os eleitores não conseguem estar. Dessa forma, temos condições de colaborar para fortalecer o debate público o que, no contexto atual, tem se mostrado fundamental para a sobrevivência da democracia”, expressa.


Conteúdo disponível


A palestra contou com transmissão ao vivo, organizada pelos acadêmicos da instituição, e pode ser acessada na página Jornalismo da Secal no Facebook.


Observação necessária: à noite receberei as fotos gerais. Acho que é melhor do que usar essa, do tipo "trio parada dura".

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE