31/08/2018

Coletivo Chega Junto e CEU realizam sabatina com candidatos a governo do Paraná

Foto: Flávio Augusto Laginski

O Coletivo Chega Junto, uma ação conjunta que reúne o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) com estudantes e professores de jornalismo para promover a defesa da profissão, e a Casa do Estudante Universitário (CEU) realizaram ontem (30), no salão nobre da CEU, a primeira parte da sabatina com os candidatos ao governo do Paraná. Participaram desta edição os candidatos Ivan Bernardo (PSTU) e Ogier Buchi (PSL).

A segunda edição da sabatina acontece na segunda-feira (3), a partir das 16h, também no salão nobre da CEU, com os candidatos Priscila Ebara (PCO), Geonísio Marinho (PRTB), Professor Piva (PSOL), Jorge Bernardi (Rede), Dr. Rosinha (PT) e João Arruda (MDB). Os candidatos Ratinho Jr. (PSD) e Cida Borghetti (Progressistas) não vão participar do evento.

A sabatina foi comandada por estudantes de jornalismo das seis faculdades de comunicação social de Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil), Centro Universitário Internacional (Uninter) e Universidade Positivo (UP).

Um estudante de cada universidade realizou uma pergunta para cada candidato, cujos temas foram educação e segurança pública. Após esta primeira parte, foram feitas perguntas enviadas por estudantes do interior e por fim novas perguntas promovidas pelo público presente, entre eles estudantes de direito da UniCuritiba, representantes de grêmios estudantis de colégios estaduais e municipais e comunidade.

O estudante de jornalismo da UFPR, Luiz Fernando Hanysz, foi o mediador do evento. Para ele, a inciativa do debate foi de grande ajuda para sua formação. “É muito importante, com certeza. Ainda mais para jovens como nós, estudantes de jornalismo, essa vivência é mais do que essencial. É certo que alguns candidatos acabam por abrir mão de participar de eventos assim, o que é uma enorme perda. Mas faz parte do processo, além de ser uma das formas de saber se determinado candidato valoriza ou não essas agendas”, opina. Hanysz também conta como foi ser o mediador da sabatina. “Como estudante de jornalismo, posso dizer que foi um enorme prazer. Sem dúvida, é motivo de orgulho fazer parte desse processo, que é decisivo no período eleitoral. Ter o contato com o meio de trabalho, em épocas assim é realmente ‘fazer jornalismo’, ainda que na condição de estudante”, salienta.

Cláudia Santos, estudante de jornalismo da UFPR e coordenadora de projetos da CEU, afirmou ter gostado de participar da sabatina e acredita que aprendeu bastante com isso. “A sabatina é uma ótima oportunidade para que nós, estudantes de jornalismo, possamos nos aproximar da realidade de um profissional. Isso desde a dificuldade em lidar com conflitos de agendas e de interesses dos candidatos, até a elaboração de uma pergunta, pois isso exige todo um tempo de pesquisa sobre a trajetória do entrevistado”. Ela disse também que foi interessante ter contato com os candidatos menos conhecidos. “Além de aproximar o cenário profissional, o evento deu rosto e voz para candidatos pouco conhecidos. Tivemos surpresas até positivas em ouvir algumas respostas e isso reforça a importância de possibilitar mais espaços de fala para outros nomes, que infelizmente, seguem com nenhuma visibilidade no modelo tradicional de estruturar um partido e de se fazer campanha”, argumenta.

A diretora de formação do SindijorPR, Silvia Valim, aprovou a sabatina e revela quem vem mais por aí. “Acredito que todos fizeram um excelente trabalho tanto na produção do evento quanto nesta conversa com os candidatos. Os estudantes fizeram perguntas pertinentes e de alto nível. O resultado foi bem satisfatório e agora estamos planejando fazer uma nova sabatina, mas, desta vez, com os candidatos ao senado valorizando essa parceria da CEU que trouxe, inclusive, estudantes do ensino médio para a plateia”, informa.

Sabatina com os candidatos ao governo do Paraná

Data: 03 de setembro

Local: Casa do Estudante Universitário (CEU) – Rua Luiz Leão, 01, ao lado do Passeio Público, em Curitiba.

Horário: a partir das 16h.

Para participar, os interessados devem preencher o questionário que está neste link

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR