27/08/2018

Estudantes de jornalismo vão promover sabatina com candidatos ao governo do Paraná

Estudantes das seis escolas de comunicação social da capital paranaense participam de um evento inédito em Curitiba na próxima quinta-feira (30). Uma sabatina com candidatos ao governo do Estado está sendo organizada e produzida por alunos de jornalismo e terá como palco o salão nobre da Casa do Estudante Universitário (CEU).

Serão dois dias para questionar os candidatos ao cargo mais alto do Estado. A primeira etapa acontece no dia 30 de agosto e a segunda etapa está marcada para o dia três de setembro. Ambas começam às 17h.

As universidades Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário Internacional (Uninter), Universidade Positivo (UP) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) estarão representadas por seus estudantes. A proposta é que cada instituição faça, ao menos, uma pergunta para cada candidato por meio dos alunos. Para isso foi organizada uma planilha em que alunos e professores se prontificaram a preencher. Além da sabatina, os estudantes ainda farão a cobertura do evento.

“É uma forma de sentirem na pele como é cobrir política. As sabatinas nos dão a possibilidade inclusive de estudar a linguagem dos candidatos, tanto verbal quanto não verbal. Isso é muito rico para entender uma entrevista” explica a professora da Universidade Positivo Ana Mira.

No dia 30 de agosto participam da sabatina os candidatos Ivan Bernardo, do PSTU, Jorge Bernardi, do REDE, Rosinha, PT e Ogier Buchi, do PSL. Já no dia três de setembro a rodada será com os candidatos Geonísio Marinho (PRTB), Priscila Ebara (PCO), Piva (PSOL), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB).

O processo de organização da sabatina foi de responsabilidade da Casa do Estudante Universitário (CEU) com o Coletivo Chega Junto de professores e estudantes de jornalismo do SindijorPR, uma ação que visa atuar em defesa do jornalismo e promover a formação, cultura e lazer dos estudantes.

O professor e coordenador da UTP, Fábio Witzki, que participou de reuniões de organização do evento viu de perto o quanto essa proposta pode abrir um novo olhar para os futuros profissionais da imprensa."É fundamental esse empenho em fazer um evento desse porte e que está ganhando visibilidade fazer parte da vivência dos estudantes. Certamente será um ganho muito grande para esses alunos que estão se comprometendo com a organização".

A sabatina também terá plateia e será aberta à comunidade mediante o preenchimento de um formulário*. Os participantes podem sugerir perguntas que serão pré-selecionados e poderão ser lidas pela mediação do evento totalmente gratuito.

A diretora de formação do SindijorPR, Silvia Valim, que faz parte do coletivo ChegaJunto, entende que essa é uma atividade essencial para os estudantes de jornalismo. “Eles saem um pouco do ambiente acadêmico, experimentam uma nova vertente do jornalismo e ao mesmo tempo se encontram com a realidade da CEU, que é composta por estudantes de várias áreas, mas que têm as mesmas apreensões sobre o futuro como qualquer universitário. O SindijorPR sente-se grato por fazer parte dessa aproximação sabendo que pode gerar muitos frutos para nossos estudantes e para a própria comunidade”, finaliza a diretora.

Serviço:

Brasil em Pauta: Sabatina Universitária com candidatos ao Governo
Dia 30/08 das 17h às 22h
Salão nobre da CEU: Rua Luiz Leão, 01 (ao lado do Passeio Público)
*Inscrições gratuitas por meio do link https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdMG6F0HC8nar2lS…/viewform…

Autor:SindijorPR