esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

13/08/2018

SindijorPR questiona secretária de cultura de Campo Mourão por intimidar jornalista

SindijorPR questiona secretária de cultura de Campo Mourão por intimidar jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) encaminhou ofício à secretária de Cultura da Prefeitura de Campo Mourão, Marley Formentini, após denúncia de tentativa de intimidação a jornalista, solicitando esclarecimentos.


O jornalista e editor do site i44news, Carlos Ohara, entrou em contato com o SindijorPR denunciando tentativa de intimidação por parte da secretária, que exigiu retirada de notícia do ar. A matéria em questão, veiculada no dia 29 de junho, aponta o perfil das vencedoras de um concurso de beleza local. Segundo Ohara, ele recebeu um telefonema da secretária pedindo a retirada do material do ar, o que foi negado. Por conta disso, o jornalista, que estava organizando um evento cultural na cidade, passou a sofrer perseguição por parte da secretária.


Em sua publicação a respeito do episódio, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) informou que as vencedoras também tentaram impedir que a notícia continuasse no ar. Segundo a Abraji, elas chegaram a pedir na Justiça a retirada da publicação, porém, a juíza Mayra Zavattaro negou o pedido, afirmando que "não há indicativos de que o repórter tenha distorcido" o contexto da entrevista. A notícia completa da Abraji pode ser lida aqui.


No despacho, a magistrada ainda esclarece que não cabe ao Poder Judiciário “a prévia fiscalização de notícias, de modo a classificá-las como difamatórias ou inverídicas”, e que isso representaria “inaceitável retorno da censura prévia”. O processo ainda será julgado no mérito.


“Não podemos aceitar que agentes públicos pressionem jornalistas para que reportagens sejam retiradas do ar. Enviamos o ofício para a secretária solicitando esclarecimento e aguardamos resposta. É inadmissível que tentem impedir o livre exercício profissional”, declarou o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR
Gralha Confere TRE