13/08/2018

SindijorPR recebe visita de estudantes de jornalismo da Uninter

Estudantes de jornalismo da Uninter estiveram no dia 7 de agosto na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) para conhecer um pouco mais sobre como funciona o sindicato e para tirar eventuais dúvidas. Os acadêmicos foram recebidos pela diretora de formação, Silvia Valim, e de fiscalização do exercício profissional, Maigue Gueths, e participaram de um café da manhã

De acordo com Valim, o bate-papo com os estudantes foi bem proveitoso, pois eles puderam ter uma ideia do trabalho realizado pelo SindijorPR. “Eles vieram conhecer nossas dependências, tiraram dúvidas sobre estágio, como fazer carteirinha universitária, ganharam cartilhas de combate ao assédio moral, e conseguiram entender como podem participar e fortalecer o sindicato, entre outros pontos. Foi legal os estudantes terem vindo até aqui espontaneamente. Ficou acertado que esses encontros serão periódicos e acredito que eles ganharão muito com isso. Aliás, queremos que outros estudantes proponham mais essas conversas”, disse.

Para Gueths, foi importante também os alunos ficarem por dentro de algumas atividades do SindijorPR, como, por exemplo, da sabatina a ser realizada no próximo dia 20 com os candidatos a governador na Casa do Estudante Universitário (CEU). “Eles se interessaram pelas atividades do Coletivo Chega Junto e especialmente com essa atividade a ser realizada na CEU. Eles poderão fazer perguntas aos candidatos. Basta preencher o formulário para participar”, comenta.

A estudante Glória Azevedo ficou empolgada com a visita e aprovou a ideia desses encontros ocorrerem mais vezes. “O SindijorPR, além de ter um espaço central que facilita o acesso, traz muito conhecimento porque temos contato direto com jornalistas e suas experiências, além de disponibilizar carteirinha da imprensa universitária. Isso nos facilita bastante na hora da identificação para um entrevistado. Além disso, contribui com o conhecimento em áreas como política, como é o caso da sabatina com os candidatos a governo do PR no próximo dia 27”, conclui.

A sabatina será realizada em duas etapas no salão nobre da CEU, na Rua Luiz Leão, 01, Centro, Curitiba, a partir das 19h. 8 candidatos já estão confirmados. O formulário para participação pode ser encontrado neste link e o primeiro encontro é no dia 27/08 (segunda-feira). Nesta quarta-feira, às 15h, o Coletivo ChegaJunto faz um encontro no SindijorPR entre instituições de ensino, CEU e estudantes para organização do evento.

O Sindicato estuda uma melhor forma de contemplar os estudantes recém-formados no período entre a colação de grau e a chegada do diploma, em que a carteirinha profissional de jornalista da Fenaj ainda não pode ser emitida, para possibilitar a sindicalização e o reconhecimento desses novos profissionais na cobertura de pautas.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR