09/07/2018

Brasil é hexa na Copa do Mundo de Vídeo Game do SindijorPR

Foto: Flávio Augusto Laginski

Jornalistas se reuniram na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) no último domingo (8) para participar da 2ª Copa do Mundo de Vídeo Game. Jornalistas, estudantes e familiares puderam se divertir na competição do jogo Fifa 2018 para o console Playsation 4.

Para definição das seleções, foi realizado um sorteio entre os presentes. Cada um ficou com um time. A fórmula da disputa foi a mesma da Copa: fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Quatro mulheres participaram do torneio.

A diretora de cultura e eventos do SindijorPR, Annelize Tozetto, comemora o sucesso do evento. “A primeira edição em 2014 tinha sido muito elogiada e, por conta disso, resolvemos ‘repetir a dose’. Ainda que tenha faltado um ou outro colega jornalista, estou certa de que todos os presentes puderam se divertir, dar boas risadas e rever os amigos. Acredito que todos gostaram”, avalia.

Annelize também revela que o sindicato estuda ampliar as atividades esportivas e de lazer. Entre elas está um torneio anual de futebol digital e outros esportes. “Vivemos num ambiente de muita pressão. Precisamos de lazer e cultura para descontrair do trabalho pesado no dia a dia. O SindijorPR vai avaliar novas ações esportivas para confraternização entre jornalistas”, afirma.

Brasil hexacampeão

Se na Rússia o hexa não veio, ao menos no torneio do SindijorPR o Brasil foi campeão. O jornalista Daniel Malucelli, que jogou com a seleção canarinho, passou por cima dos adversários e fez a final com o jornalista Vinícius Cordeiro, que jogou com a Islândia. Na final, 4 a 2 para o Brasil e festa de Malucelli. “Foi uma experiência legal, foi a primeira vez que eu participei. Mais legal do que ter vencido o torneio foi a confraternização com o pessoal”, comenta o vencedor do torneio.

Malucelli revela que já joga Fifa desde 2012, mas sua paixão por jogos eletrônicos de futebol vem antes disso. “Comecei a jogar FIFA em 2012, mas desde a infância sempre fui fã de jogos de futebol. Comecei jogando o International Super Star Soccer do Super Nintendo, passei para o saudoso Winning Eleven no Playstation e depois migrei para o Fifa. Jogava sempre com amigos e fazia torneios por diversão. Hoje jogo com menor frequência”, conta.

O jornalista brinca com o fato de que, no vídeo game, o Brasil foi hexa. “O sorteio me ajudou. Pelo menos consegui fazer o pessoal comemorar após a ressaca na eliminação do Brasil na vida real”, brinca.

Por fim, Malucelli dá uma “ajudinha” para quem quer jogar Fifa. “Acho que uma das dicas do jogo evitar correr demais com os jogadores e tocar rápido a bola. Mas a principal dica é sempre jogar por diversão”, encerra.

Troféu André Menezes

Os três primeiros lugares receberam do SindijorPR um troféu pela participação. O prêmio levou o nome de André Menezes, que sempre esteve envolvido com as competições do sindicato. A irmã dele, a jornalista Amanda Menezes, falou um pouco sobre a homenagem. “Duas coisas que o André sempre gostou de fazer: jogar futebol e vídeo game. Foi jogador de futebol profissional e, como treinador nas horas vagas, foi campeão duas vezes com o time das Bandnets no Sindijorzão (torneio de futsal). Também participou da Primeira Copa do Mundo de Vídeo Game do SindijorPR em 2014 e ficou em terceiro lugar. Em 2017, depois de dois anos de luta contra o câncer, aos 29 anos, chegou a hora de partir. Ele continua jogando, mas agora em outros campos. A nossa família ficou muito feliz com mais uma homenagem”, afirma.

As fotos do jogo podem ser encontradas aqui
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR