17/05/2018

SindijorPR faz apelo por respeito às jornalistas na final da segunda divisão do Paranaense

Fotos: Milena Oliveira/Agência DRAP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promoveu um ato de sensibilização nesta quarta-feira, 16, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. A iniciativa, em apoio à assessora do Operário Bianca Machado e que se soma à campanha nacional #DeixaElaTrabalhar, aconteceu durante a partida final da segunda divisão do Campeonato Paranaense, entre o time da casa e o Cascavel Clube Recreativo. Ainda durante a noite, o SindijorPR entregou um ofício ao presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Pereira Cury, solicitando uma reunião para tratar das condições de trabalho dos jornalistas nos estádios do interior.

A instalação de uma faixa no estádio durante o jogo com a frase "Chega de perseguição a jornalista: #DeixaElaTrabalhar" buscou sensibilizar torcedores e profissionais do esporte para a necessidade de respeito com relação às profissionais do jornalismo esportivo. "Entendemos que o respeito deve se estender a todos os profissionais, mas sabemos que as mulheres sofrem uma carga extra de dificuldades ao trabalharem inseridas neste segmento que é visto equivocadamente como um ambiente tipicamente masculino. Quanto mais pessoas compreenderem o nosso apelo, mais estaremos caminhando para a construção de um espaço mais digno de atuação", expõe a diretora de Interior do SindijorPR, Aline Rios.

Desde que a jornalista Bianca foi vítima de ataques verbais, inclusive sexistas, durante uma partida de futebol em Irati no início de abril, o Sindijor passou a acompanhar o caso. "Algumas questões específicas estão sendo encaminhadas pela Polícia Civil, dentro do trabalho de investigação, mas entendemos que temos condições de avançar e desenvolver outras ações envolvendo a categoria, inclusive, em relação às condições de trabalho dos profissionais", destaca Rios.

Reunião com a FPF

Uma das ações do Sindijor é a realização de um levantamento das reivindicações da categoria com relação às condições da cobertura esportiva no interior do Paraná. "Muitos profissionais nos procuraram para relatar situações e até chegamos a realizar uma reunião em Ponta Grossa. Mas, este trabalho coletivo ainda está em andamento e quem tiver contribuições pode e deve nos procurar", explica Rios.

O presidente da FPF, Hélio Pereira Cury, recebeu com atenção o ofício do SindijorPR e se comprometeu a agendar a reunião em breve. Segundo Cury, devido ao calendário de competições no Estado há tempo para discutir a pauta apresentada pelo sindicato antes da abertura do próximo campeonato.

Autor:SindijorPR