esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

04/05/2018

No dia da liberdade de imprensa, SindijorPR celebra 22.º Sangue Novo

No dia da liberdade de imprensa, SindijorPR celebra 22.º Sangue Novo

O auditório da APP-Sindicato ficou pequeno. Mais de 300 convidados participaram da cerimônia do 22.º Prêmio Sangue Novo, evento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) que tem como objetivo revelar os novos talentos da nossa profissão. No total foram 626 trabalhos inscritos, mostrando que o Sangue Novo, a cada ano fica maior. Os jornalistas Gilberto Bettinelli e Francielly Azevedo foram os mestres de cerimônia. A lista dos vencedores pode ser encontrada neste link


A nova diretora de formação do SindijorPR, e antiga diretora de cultura, Silvia Valim, comemora mais um ano de sucesso do Sangue Novo. “Este foi o último ano em que estive à frente desta que é a maior premiação destinada a estudantes de jornalismo do Brasil. Tenho um imenso orgulho do Sangue Novo e de ver o sucesso deste prêmio aumentando a cada ano. Continuo próxima dos estudantes, dando apoio, mas a estrutura do evento dos próximos anos fica a encargo da nova diretora de cultura, Annelize Tozetto. E certamente a qualidade será alta”, afirma.


Interior mostrando força


Foto: Annelize Tozetto

Os cursos de jornalismo espalhados pelo interior do Paraná fizeram bonito nesta edição. Muitos deles ganharam o primeiro lugar, como foi o caso dos estudantes do 3.º ano do curso da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, região central do Estado. De acordo com a professora Renata Caleffi, que, junto com o professor Edgar Melech,  orientou os estudantes no projeto vencedor da categoria “Jornal Laboratório Impresso”, a vitória coroou o trabalho árduo de todos. “Sabíamos do nosso potencial, mas foi uma surpresa termos vencido esta disputa. Tivemos que começar este trabalho do zero. Já era uma grande vitória para a gente estar na final. Tirar o primeiro lugar foi uma emoção indescritível. Mesmo que falem que o jornal impresso está morrendo, estamos provando que com um bom trabalho podemos mantê-lo vivo. O Sangue Novo foi uma bela oportunidade para comprovar”, avalia.


A estudante Laura Rodrigues, que fez parte da equipe vencedora da Unicentro, revela que esta foi sua primeira participação no Sangue Novo e que pretende voltar para a edição do ano que vem. “Foi muito legal participar e ganhar o Sangue Novo. Outros amigos já tinham participado e vencido o prêmio, mas esta foi a minha primeira vez. Adorei fazer parte disso e certamente vou trabalhar para ser finalista em 2019. Além disso, acredito que isso pode me ajudar profissionalmente quando eu me formar”, salienta.


Os quarto anistas do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) de Toledo, região oeste do Paraná, Amanda Guedes e Daniel Felício, vencedores da categoria Vídeodocumentário, não escondiam a felicidade pela vitória. “É uma situação muito legal. O SindijorPR está de parabéns por promover este tipo de premiação. Viemos de longe e, mesmo que não fôssemos os primeiros, estaríamos felizes. Se algum estudante vier nos perguntar se vale a pena participar do Sangue Novo, nós iremos dizer, com todas as letras, que sim, que é ótimo fazer parte disso tudo”, celebram.


Incentivo


Para o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Miguel Angelo Manasses, o incentivo é a chave do sucesso para participar do Sangue Novo. “Nós sabemos da importância que o Sangue Novo tem para a formação acadêmica e profissional dos nossos alunos. Por isso, eu e meus colegas incentivamos nossos estudantes a participar. Não por um acaso a PUCPR vem sendo a campeã em número de trabalhos inscritos”, comenta. Manasses diz ainda que mais importante do que vencer, é participar. “Não importa se vai ganhar ou não. Só o fato de ser avaliado por profissionais reconhecidos na nossa área já é algo grande. Vou continuar insistindo com os meus alunos a participar do Sangue Novo, que espero e acredito que terá vida longa”.


Um exemplo do incentivo do professor Manasses são as estudantes Natalia Filippin e Thaise Borges, campeãs na categoria “Reportagem Escrita – Digital”. “O incentivo dos professores foi primordial para a gente estar aqui. Além disso, o fato de eles acreditarem no nosso potencial ajuda muito. Gostamos muito de participar do Sangue Novo. Estamos certas de que isso será bom para a gente no futuro”, concluem.


O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, em seu discurso, falou sobre a necessidade e o incentivo de os estudantes e jornalistas em buscar a verdade. "O jornalismo hoje é atacado diariamente com as chamadas fake news. Nós que já somos formados e vocês que estão para se formar somos responsáveis em manter o compromisso com a ética e com a verdade. Essa é a nossa maior busca. Os trabalhos do Sangue Novo seguiram por esta linha, mostrando que o real jornalismo está aí e não irá morrer, ao contrário das fake news que, acredito, não irá prevalecer", aponta.


Discurso da diretora Silvia Valim


A diretora Silvia Valim fez um discurso poderoso na cerimônia. A data, que coincidia com o Dia Mundial de Liberdade da Imprensa, foi o tema de sua fala. Confira na íntegra a fala que foi replicada por diversos meios de comunicação:

“Neste três de maio celebramos o Dia da liberdade de imprensa. É até irônico o termo “celebração” quando temos sofrido com repressão, censura e violência em pleno século 21. Em pleno 2018. E não podemos deixar de mencionar o quanto nós jornalistas nos inserimos nesse campo de perseguição. A imprensa tem grande responsabilidade nisso.


Embora sejamos uma sociedade heterogênea, bastante diversa – e que bom sermos tão diferentes – temos nos unido a um pensamento único porque nos transformamos no que lemos, ouvimos ou assistimos na mídia. A mídia tem cada vez mais trocado seu papel de informar por tentar influenciar os rumos da nação, escolhendo a narrativa que mais lhe agrada e, muitas vezes, abrindo mão do jornalismo.


Não, não é o único problema. Temos sérias dificuldades na educação básica, na formação das famílias, na cultura, no sistema político e judiciário, mas não podemos nos isentar enquanto imprensa.


É o sonho de muitos estudantes de jornalismo trabalhar em uma empresa célebre, um veículo comercial que dispensa apresentações porque todos reconhecem imediatamente. Sim, passar por uma grande redação é importante. Mas existe uma grandiosidade no jornalismo que independe de onde se trabalha. É a relevância social, o olhar voltado para as minorias, a transformação por meio da notícia e de como ela é transmitida.

E qual liberdade temos para fazer isso dentro dos grandes veículos? O fato de ser minoria impede de termos espaço e voz? Não! Por que temos, então, que nos tornar reféns das Hard News? Por causa dos likes?


Os meios de comunicação alternativos nunca tiveram tanto espaço, mas ainda são poucos para combater essa sociedade hegemônica. Até quando vamos continuar consumindo notícia só pelo oligopólio da mídia?
A espiral do silêncio zomba de nós. Na teoria proposta pela filósofa e política alemã Elisabeth Noelle-Neumann o importante são as opiniões dominantes. A teoria nos vê assim: Calados, compactuando com os meios de comunicação por medo do que pensa a maioria. E, por estes, temos a formação da opinião pública. Mas e se a maioria forem outros? E se a maioria silenciosa for o que chamamos de minoria? 


Permaneceremos assim?

Estamos enraizando o ônus social por medo de admitir uma ideia diferente. E sem pensar, muitas vezes, que a censura começa na autocensura. “Eu não vou me pronunciar porque vão rir de mim.”
E eis que o medo começa a se transformar em um egoísmo desmedido.
– “Eu não vou reclamar que o meu estágio é de seis horas porque senão vão contratar outro!”
– “Não importa se ganho abaixo do piso, o que importa é ter um emprego”.
– “E daí se não sou formado e estou tirando emprego de um profissional?
– “Não vou denunciar que meu colega está sendo assediado, senão posso me complicar”.
– “Não vou questionar esse governo porque ele paga o meu salário”.
– “Fulano tinha que apanhar mesmo: quem mandou apoiar movimento social?”

Estamos assumindo um antijornalismo por covardia e esquecendo-nos da democracia, das leis, do bom senso. Viramos caçadores de cliques. Somos ofensivos, a qualquer custo.
Nós, jornalistas e professores, temos papel nessa mudança. Você, futuro jornalista, tem papel nessa mudança. Vamos chegar onde eles não chegam. Vamos noticiar o que eles não noticiam. Vamos relembrar o papel social do jornalismo.

Nós temos uma ferramenta muito mais poderosa que qualquer equipamento, que qualquer câmera filmadora, que qualquer veículo de comunicação: Nós temos ética. E temos também todo o futuro pra revolucionar.
Vamos promover a liberdade de imprensa. Mas antes de tudo vamos buscar a verdade”.


Para ver as fotos do evento, clique aqui


Confira a lista dos premiados


Fotojornalismo


1º) Felipe Rutkoski e a androgenia - Gabriel Rocha Loures da Silva Dittert (PUCPR, prof. Fábio Muniz)https://drive.google.com/open?id=1oCeY6PfLCAMfUy0iSbmA5d1O184NZ6df

2º) Dublin, um olhar de rua - Eduardo Souza Vernizi (UP)
https://www.flickr.com/photos/139868455@N04/albums/72157690958374852

3.º) Inhambane, terra da boa gente - Letícia Reinaldim Licheta (UP, prof. Isabelle Neri Vicentini)
https://drive.google.com/open?id=1H8ezKfVLZkQ7ueVACY7_XpO_cbWfVbWh


Jornal Laboratório Impresso


1º) Notícia e Design - Os primeiros passos do jornal Expresso - Ana Paula Cimitam Lourenço da Silva, Matheus de Oliveira Buongermino, André Cordeiro Frutuoso, Victor Andrey do Prado, Fábio Augusto Forni Carvalho, Geziel Thomas, Ubirajara Pesch Garbin, Priscila Pollon Galina, Ana Carolina Giannini Zimmermann, Laura Rodrigues, Pamela Souza de Oliveira, Izabela Scorsin, Renatha Maria Giordani, Rita Hilachuk, Pablo Henrique Aqsenen (Unicentro, profs. Edgard Cesar Melech,Renata Caleffi)981_expresso-1.pdf

2º) Jornal Comunicare - Caroline Deina de Farias, Bruno Afonso Rignoi Talevi (PUCPR, profs. Miguel Manasses, Renan Colombo)982_comunicare-293.pdf

3º) Foca Livre - William José Ferreira Clarindo, Gabriel Miguel dos Santos Costa, Debora Chacarski de Mello, Lucas Santos Carmo Cabral, Camila Pacholok Zanardi, Millena da Cunha Villanueva, Fernanda Wolf, Lorena Panassolo, Pedro Henrique de Barros Gabriel Andrade, Maíra Orso, Barbara Maria Popadiuk, Saori Honorato, Julio César Prado, Ana Letícia Rodrigues Istschuk, Marina Santos Daum, Letícia Dovhy, Amanda Graziely Santos, Jéssica Gradin (UEPG, profs. Ben-hur Demeneck, Cibele Abdo Rodella)


Jornal/Revista Laboratório


1º) Portal Comunicare - Bruno Afonso Rigoni Talevi (PUCPR, prof. Renan Colombo)http://portalcomunicare.com.br/

2º) Lona - Laboratório da Notícia - Hannah Leticia Cliton Fagundes, Luis Felipe Faria da Silva (UP, Katia Cilene Brembatti)ps://issuu.com/lonaup/docs/lona_20999_20final

3º) EntreVerbos - Uma Revista Laboratório de Reportagens Multimídia - Larissa de Oliveira, Letícia Carstenzen Milistet, Priscila Michele dos Santos Corrêa, Fernanda Prestes Bueno, Liliane Jochelavicius, Kevin Daniel Capobianco, Aliana Alves Pinto Machado, Arthur Neves Rosa Santos, Clóvis Cézar Pedrini Junior (Uninter, prof. Eloisa Beling Loose)http://www.entreverbos.com.br/


Livro-Reportagem

1º) A Justiça e a Gazeta do Povo: um livro-reportagem sobre a saga estradeira de cinco profissionais da imprensa processados por 48 juízes e promotores paranaenses - Kaype Abreu (UFPR, prof. José Carlos Fernandes)1022_171127_sobre_justica_e_pasteis_issu-(1).pdf

2º) Tratos à Bola - A cultura, o cultivo e o uso da maconha no Brasil - Francisco Abílio Mateus Filho (UP, prof. Emerson de Castro Firmo da Silva)873_tratoscertos.pdf

3º) Histórias de desamor - Relatos de filhas de mães narcisistas - Leila da Luz de Paula (Uninter, prof. Eugênio Vinci de Moraes)http://premiosanguenovo.com.br/disco/arquivos/Anexos_19/957_historias-de-(des)amor-final.pdf


Monografia


1º) A construção de história de vida no Facebook baseada na jornada do herói: uma análise dos projetos - Gilmar da Silva Montargil (PUCPR, prof. Criselli Maria Montipó)http://premiosanguenovo.com.br/disco/arquivos/Anexos_19/1244_monografia--a-construcao-de-historia-de-vida-no-facebook-baseada-na-jornada-do-heroi-uma-analise-do-curitiba-invisivel-e-do-humans-of-curitiba.pdf

2º) Técnicas de reportagem e realismo mágico em "Relato de um Náufrago", de Gabriel García Márquez - Caroline Aparecida de Souza (UEL, prof. Maria Cecilia Guirado)http://premiosanguenovo.com.br/disco/arquivos/Anexos_19/994_tcc--caroline-souza--sangue-novo.pdf

3º) "Die Deutsche Wonchenschau": representações do nazismo no cinejornal alemão - Heloisa Alves Ribas (Uninter, prof. Máira Nunes)http://premiosanguenovo.com.br/disco/arquivos/Anexos_19/1264_monografia-heloisa-ribas-(sangue-novo-2018).pdf


Prêmio Sangue Novo Pesquisa em Jornalismo


1º) Promoção da cidadania no jornalismo investigativo e de dados independente - Gabriela Giannini (PUCPR, prof. Criselli Montipó) 1241_promocao_da_cidadania_no_jornalismo_investigativo_independente_gabriela_giannini.pdf

2º) Jornalismo Alternativo: fatores atuais que favorecem as iniciativas - Guilherme Gonçalves de Carvalho, Denise Bibiano Becker Santos, Clóvis Cézar Pedrini Junior, Mariana da Silva Maciel (Uninter, profs. Nívea Bona, Luis Otávio Dias, Alexandro Ribeiro Teixeira, Márcia Boroski, Toni André Scharlau)1295_artigo-sangue-novo-jornalt.pdf

3º) Jornalismo e literatura no Jornal Nicolau - Jaqueline Correia Deina, Mariana Becker Santos (Uninter, profs. Jeferson Ferro, Roberto Nicolato)http://premiosanguenovo.com.br/disco/arquivos/Anexos_19/1258_resumo--projeto-nicolau.doc


Produto Jornalístico - Jornalismo Impresso


1º) Tomodachi: Revista sobre os descendentes de japoneses em Curitiba - Cinthia Namy Takei (UniBrasil, Paulo Roberto Freire de Camargo)1066_revista-tomodachi.pdf

2º) Revista Entrelinha: Especial “Intercom 40 Anos” - Ana Clara Gobbes Faria, Gabrielle da Cruz Cordovi, Thais de Sousa Abicalaf, Rafaela Calil Mussi Lima, Rodrigo Henrique Costa da Silva, André Luiz Moraes (UP, prof. Hendryo Anderson André)1343_entrelinha-versao-final.pdf

3º) Revista CDM Corpo da Matéria - Natalia Filippin (PUCPR, profs. Paulo Roberto Ferreira de Camargo, Rafael de Oliveira Andrade)https://issuu.com/jornal_pucpr/docs/cdm45_completa2


Produto Jornalístico para Web - Blog de Notícias


1º) Slowly: um blog jornalístico de slow fashion como prática do consumo consciente na moda - Thaynara Rezende de Oliveira (UP, prof. Felipe Harmata Marinho)http://slowly.com.br/

2º) Blog de notícias “A XV de novembro é uma rua de personagens” - Juan Felype Lamonatto, Carolini Dea, Amanda Batista da Silva, Fernanda Facchini Ogibowski, Giarcarlo Cobretta Mazza, Anna Paula de Franca dos Santos, Maria Carolina dos Santos Coelho, Letícia Pereira dos Santos, Gabriela Carsten Galliano, Renata Guimarães Colombo, Caroline Bispo de Paula, Matheus Ribeiro dos Santos (UniBrasil, prof. Rodolfo Stancki da Silva)https://medium.com/rua-xv-de-novembro


Produto Jornalístico para Web - Portal de Notícias


1º) Lombada Literária: um portal de notícias sobre a literatura paranaense - Giovanna Menezes Farias (UniBrasil, prof. Paulo Roberto Ferreira de Camargo)http://lombadaliteraria.com.br/

2º) Portal de Notícias Capital da Notícia - Zona Leste Felippe Matheus de Jesus Salles, Leonardo Pino Gomes, Thais Mendes Vieira, Yasmin da Silva Luiz, Gabrielle Sversut da Silva, Marieli Prestes, Bruna Marcela Amorim Gazabin, Nycole Gabriely Soares Dias, João Emanoel Nahon Otoni, Yasmin Ferreira (UniBrasil, prof. Rodolfo Strancki)https://capitalzonaleste.wordpress.com/

3º) Esportes in Foco - Mais sobre o esporte paranaense - Rafaela do Nascimento Lorenzen, Monica Bastos de Araujo, Pedro Henrique Bonato Becker (UTP, prof. Fabia Ioscote)http://esportesinfoco.com.br/


Programa de Rádio


1º) Coluna Para Ouvir Direito na UEL FM - Fernando Cesar Buchhorn Junior (UEL, prof. Osmani Ferreira da Costa)https://soundcloud.com/fernando-buchhorn-jr/1-ed-delacao-premiada?in=fernando-buchhorn-jr/sets/coluna-para-ouvir-direito-uel-fm-londrina

2º) Projeto Experimental: DNA do Oeste - Jeferson Douglas Espósito, Camila Agner Souza Bueno (FAG, prof. Claudemir Hauptmann)https://soundcloud.com/camila-agner/001-dna-do-oeste-transito

3º) Radicalize - Cássia Gonçalves Ferreira (UFPR, Luiz Paulo Maia, Elson Faxina)https://www.mixcloud.com/c%C3%A1ssia-ferreira2/radicalize-002/


Programa de TV


1º) Pelo Campus - Catherine Baggio campos, Shara Karoliny Santos Miranda de Souza, Gabriela L. de Lara (UP, prof. Sandra Nodari Romano)https://www.youtube.com/watch?v=xYJBZPkqMr8

2º) Ao Pé da Letra - Gabriela L. de Lara, Kamila Pereira dos Santos, Italo Ricardo Sestari Sasso, Shara Karoliny Santos Miranda de Souza, André Luiz Slosavski (UP, prof. Sandra Nodari)https://drive.google.com/file/d/18AbivfuTuBbN0laTk45Po5vA9MYLqgHQ/view?usp=sharing

3º) Brasil Repórter: Discussão social por meio do telejornalismo - Maria Eduarda Biscotto, Jéssiva Gonçalves de Paula, Gloria Fernanda Azevedo, Mariana Becker Santos, Larissa de Oliveira, Kevin Daniel Capobianco, Aliana Alves Pinto Machado, Arthur Neves Rosa Santos, Leticia Lorena de Jesus Oliveira (Uninter, prof. Gisele Krodel Rech)https://www.youtube.com/watch?v=IQcCFmIl5QM


Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa

1º) Agência Keyword: Da teoria à prática, assessorando organizações sociais - Ivo Tragueto neto, Kevin da Silva Druz, Jaqueline Dubas (PUCPR, prof. Suyanne Tolentino Souza)http://premiosanguenovo.com.br/disco/arquivos/Anexos_19/1009_paper-keyword--sangue-novo-2018.pdf

2º) Guia sobre as práticas jornalísticas em assessorias de comunicação esportivas - Fernanda Cristina Umlauf Sobral da Silva, Fernando Fogaça de Souza (UP, prof. Hendryo Anderson André)1288_paper-guia-sanguenovo2018.pdf

3º) Convergência participativa: Criando um aplicativo para assessoria de comunicação política - Clóvis Cézar Pedrini Junior (Uninter, prof. Gisele Rech)1301_paper_assessoria_clovispedrinijr_2018.docx


Projeto Jornalístico para Web - Gestão de Mídias Sociais


1º) A violência contra a mulher é uma história real - Hellen Veridiane Barbosa da Silva, Maria Claudia Souza Batista, Giullia Buch e Grahl de Souza, Tais Carolina Vaz (UP, prof. Sandra Nodari)ps://www.facebook.com/Viol%C3%AAncia-contra-mulher-%C3%A9-uma-hist%C3%B3ria-real-538987789784796/

2º) @transmidia: Perfil jornalístico no Instagram com pautas sobre a transexualidade - André Luiz Lucas da Luz (UEPG, prof. Paula Melani Rocha)https://www.instagram.com/transmidia/

3º) Gestão de Mídias Sociais do Jornal Capital da Notícia - Zona Leste - Thais Mendes Vieira, Marieli Prestes, Nycole Gabriely Soares Dias, Felippe Matheus de Jesus Salles, Leonardo Pino Gomes (UniBrasil, prof. Rodolfo Strancki)https://www.facebook.com/jornalcapitaldanoticia/


Projeto ou Produto Jornalístico Livre


1º) Literatube - Diego Augusto Canci, Caroline Alberini Silva, Jeovana Caroline Wilke Moreira, Fernanda Motter (Unicentro, prof. Ariane Carla Pereira)https://www.youtube.com/watch?v=u-09ELzwDnM

2º) Brasil Indígena: Um Panorama Infográfico - Ana Clara Gobbes Faria (UP, prof. Rafael Castro Andrade)https://anaclaragf9.wixsite.com/brasilindigena

3º) Python para jornalistas: Programa que gera CSVs com os bens declarados de candidatos - Ana Tereza May Pereira, Plínio Luis Pereira Lopes (UP, prof. Katia Brembatti) https://github.com/Anaterezamay/TSEUniao


Radiodocumentário


1º) Radiodocumentário Amianto - A falta de consenso - Leonardo Pino Gomes, Nycole Gabriely Soares Dias, Felippe Matheus de Jesus Salles, Thais Mendes Vieira, João Emanoel Nahon Otoni (UniBrasil, prof. Gabriel Alexandre Bozza)https://soundcloud.com/laboratorio-radiojornalismo/radiodoc-amianto-a-falta-de-consenso

2º) Refugiados, a pior crise humanitária do século - Marieli Prestes, Bruna Marcela Amorim Gazabin, Gabrielle Sversut da Silva, Yasmin da Silva Luiz, Yasmin Ferreira, Marcela de Oliveira Detoni (UniBrasil, prof. Gabriel Alexandre Bozza) https://www.mixcloud.com/mercado_detrabalho2016/radiodocument%C3%A1rio-refugiados/

3º) Som da Arte: um caminho sonoro pela Rua XV de Novembro - Talita dos Santos de Souza, Eluiza Spath Brunnquell, Victoria Faria Bittencourt, Barbara Fernanda Massuqueto Borges (PUCPR, prof. Heliberton Cesca)
https://drive.google.com/file/d/1inm6suJlwIauI-_glJLnjnOxBzO0n3mO/view?usp=sharing



Radiojornal Laboratório


1º) Radiojornal Capital da Notícia Zona Leste - Marieli Prestes, Bruna Marcela Amorim Gazabin, Gabrielle Sversut da Silva, Yasmin da Silva Luiz, Yasmin Ferreira, Marcela de Oliveira Detoni, Thais Mendes Vieira, Nycole Gabriely Soares Dias, João Emanoel Nahon Otoni, Felippe Matheus de Jesus Salles, Leonardo Pino Gomes (UniBrasil, prof. Gabriel Alexandre Bozza)
goo.gl/o49RHE goo.gl/3qXmFE goo.gl/guACjy goo.gl/TvDiAX goo.gl/KMdNRQ goo.gl/G4ptSh

2º) Jornal Radiocomunicação - Cássia Gonçalves Ferreira, Arthur Henrique Schiochet, João Felipe Heim, Larissa Abrão Guimarães, Maria Melora Moura, Thiago das Mercês Silva, Heloise Auer Ribeiro, Thaiany Osório, Robinson Samulak Alves, João Victor Zabot Quartiero, Bárbara Michelis Rubira, Caroline Kaori Harada Moma, Matheus Piovesana do Nascimento, Gabriela Wefner, Maria Fernanda Mileski de Paula, Amanda Líder, Karen Sailer Kletemberg, Fernanda Ramos Glinka, Mariana Wiedmer Fachini, Taísa Teixeira Medeiros, Mirella Tavares Joels (UFPR, profs. Elson Faxina, Luiz Witiuk)
https://www.mixcloud.com/jornalcomunicacao/jornal-radiocomunica%C3%A7%C3%A3o_16-03-2017_1a-edi%C3%A7%C3%A3omp3/

3º) Uninter Informa: Ao vivo Kevin Daniel Capobianco, Maicon Sutil, Patricia Marinelli Zeni, Aliana Alves Pinto Machado, Larissa de Oliveira, Douglas Miranda de Oliveira, Luis Gustavo de Oliveira, Fernanda Barbosa dos Santos (Uninter, prof. Silvia Valim)
https://www.youtube.com/watch?v=crn5loFnsVs



Reportagem Escrita - Digital


1º) As infâncias perdidas e o desafio de combater a pedofilia - Nathalia Filippin, Thaise Caroline Borges (PUCPR, prof. Miguel Manasses)
http://www.portalcomunicare.com.br/as-infancias-perdidas-e-o-desafio-de-combater-a-pedofilia/

2º) TI Verde: um caminho para reduzir o lixo - Priscila Michele dos Santos Corrêa (Uninter, prof. Eloise Beling Loose)
http://www.entreverbos.com.br/single-post/2017/06/13/Superdota%C3%A7%C3%A3o-ganha-espa%C3%A7o-na-educa%C3%A7%C3%A3o-especial

3º) Superdotação ganha espaço na educação especial - Barbara Ferreira Carvalho, Jeniffer Aparecida da Silva Oliveira (Uninter, prof. Eloise Beling Loose)
http://www.entreverbos.com.br/single-post/2017/06/13/Superdota%C3%A7%C3%A3o-ganha-espa%C3%A7o-na-educa%C3%A7%C3%A3o-especial



Reportagem Escrita - Impressa


1º) Entre os Leitos da Escola - Ivo Tragueto neto, Kevin da Silva Cruz, Jaqueline Dubas, Kátia de Oliveira (PUCPR, prof. Paulo Roberto Ferreira Camargo)852_entre-os-leitos-da-escola--cdm-46.pdf

2º) Tão perto e tão distante - Thais Camargo Silva, Mateus Henrique Bossoni, Sarah Jennifer da Silva de Lima, Yasmin de Brito Soares (PUCPR, prof. Paulo Camargo)_diagramacaocompleta-vilatorrescorrigida.pdf

3º) O Preço do silêncio - Geovana Maria Gasparoto Silva (UDC)1199_911_o-preco-do-silencio.pdf


Reportagem para Rádio


1º) Série Centro POP de Londrina - Fernando Cesar Buchhorn Junior (UEL, prof. Osmani Ferreira da Costa)https://soundcloud.com/fernando-buchhorn-jr/sets/serie-centro-pop-de-londrina

2º) Combate ao trabalho infantil, inclusão e crescimento econômico: reportagens alinhadas com os objetivos da ONU - Ana Clara Gobbes Faria (UP, prof. Luiz Witiuk)https://soundcloud.com/user-243934742/trabalho-infantil

3º) Série Diagnóstico: relatos sobre o câncer - Camila de Oliveira Toledo (Uninter, prof. Silvia Valim)https://soundcloud.com/camila-toledo-499589440/sets/serie-de-reportagem-sobre-cancer



Reportagem para TV


1º) Dressed as a girl - Yasmin de Brito Soares, Erica Hong Cabrera, Cristielle da Silva Barbosa, Thais Camargo Silva, Mahayla Ozorio Haddad, Sarah Hennifer da Silva de Lima (PUCPR, prof. Suyanne Tolentino Souza)https://www.youtube.com/watch?v=VWIMBBcFsjg&t=79s

2º) Uma grande reportagem sobre os Separadores de lixo da cidade de Marialva - Evandro Mandadori (Faculdade Maringá, prof. Valdete da Graça)https://www.youtube.com/watch?v=kdBzTZ7pI_A

3º) Se beber, não dirija - Yasmin Cristina Graeml, Victoria Faria Bittencourt, Eluiza Spath Brunnquell, Talita dos Santos de Souza (PUCPR, prof. Suyanne Tolentino Souza)


Telejornal Laboratório


1º) Teju - Gabriel Bukalowski dos Santos, Fábio Leocádio Ribeiro, Douglas Miranda de Oliveira, Ana Caroline dos Santos Paulino,Francieli Cristina Nowakowski, Barbara Nunes Santos, Ivone de Assis Souza, Jhonatan Giovanini Agostinho, Tatiane Morais de Oliveira, Jaqueline Correia Deina, Kainan Lucas Salvatico Wirth, Ana Elize Raimundo Eduardo de Souza, Jeniffer Jesus Amaral, Bruna Kairen Costa Santiago Cabreira, Letícia Carstenzen Milistet, Larissa de Oliveira, Janio Bernardino, Danilo Aparecido Benedito, Fernanda Prestes Bueno, Fernanda Barbosa dos Santos, Lucas Marcansoni dos Santos, Priscila Michele dos santos Corrêa, Alysson Leal Moura, Denise Bibiano Becker Santos, Willian Gomes Preces (Uninter, profs. Silvia Valim, Gisele Rech)
https://www.youtube.com/watch?v=s1QPCCgmjx0

2º) Tela Un - Gabriela L. de Lara, Italo Ricardo Sestari Sasso (UP, prof.Sandra Nodari)https://youtu.be/HR2YJlDOj2A ; https://youtu.be/OdLLrBcRPLI ; https://youtu.be/Z5krL07xrrk ; https://youtu.be/Rm5n4VpzPho

3º) Boletim Comunicare - Daniel Marin de Moura, Lucas Matheus Grassi, Gabrielly Victoria Duarte Zem, Thiliane Leitoles, Bruno Felipe Previdi Santana, Deborah Neri Lucas Neiva, Maria Fernanda Gusso, Vanessa Gavilan Mikos, Fernanda Unruh Xavier, Matheus Henrique Ledoux, Isadora Look Azevedo, Bruna Carolina Kopeski, Talita dos Santos de Souza, Patricia Helena de Ribeiro Munhoz Costa (PUCPR, prof. Suyanne Tolentino de Souza)
https://www.youtube.com/watch?v=WG1InjSNBc8&feature=youtu.be


Videodocumentário


1º) Etiquetados - A Metamorfose da Criminalidade - Daniel Felício Nogueira Neto, Amanda Caroline Guedes (FAG, prof. Rosselane Liz Giordani)
https://drive.google.com/file/d/1vCaoT4CTFKi2X8IHSugdQ7OgOs_8tr19/view

2º) Depois da Tempestade: a LGBTfobia na escola - Bruno Guilherme Nomura (UEL, prof. Reginaldo Moreira)
https://www.youtube.com/watch?v=g_RAbnK61N8

3º) Em Nome do Filho: o luto de mães que perderam filhos jovens em acidentes de trânsito - Davi Carvalho de Souza Neto (UP, prof. Sandra Nodari)
https://www.youtube.com/watch?v=LEV3XWe-nzw



Webdocumentário


1º) Divisor de Águas - Webdocumentário Sobre Saneamento Básico em Curitiba - Rodrigo Yoshio Siguimura, Gabriela Marques da Cunha, Camila Laís Borba, Erika Fernanda Lemes Boschiroli, Marina Bittencourt Cardoso (PUCPR, prof. Celina do Rocio Paz Alvetti)divisordeaguas.com

2º) Somos: um webdocumentário sobre identidade de gênero - Jehnifer Kammer Nogueira,Gabriela Miguel Jahn, Guilherme de Souza Zuntini, Isabella de Oliveira Eger, Andrea Duarte Ross (PUCPR, prof. Celina do Rocio Paz Alvetti)
https://www.somoswebdoc.com/

3º) Mulheres paratletas e a representação na mídia local - Brenda Iung, Louise Fiala Schmitt, Riana Karina de Carvalho, Marcela Mmazetto de Souza, Julyana lLara Dal Bo (PUCPR, prof. Renan Oliveira)
http://www.alemdaslinhas.com.br


Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR
Gralha Confere TRE