28/05/2004

Liminar ameaça empregos na RTVE

Jornalistas e trabalhadores de outras categorias contratados via cachê pela RTVE estão na iminência de perder o emprego. Uma liminar obtida pelo vereador curitibano Fábio Camargo (PFL) na 3ª Vara da Fazenda Pública em ação popular pede que sejam suspensas as contratações feitas sem concurso público. O vereador, juntamente com Guilhobel Camargo, conseguiu ainda outra liminar em ação que pede a anulação do decreto que criaria um teste seletivo simplificado para regularizar temporariamente a situação dos trabalhadores hoje sem respaldo jurídico. Com isso, a emissora estatal fica obrigada a dispensar estes profissionais (seriam cerca de 170), sob pena de pagar pesada multa. O presidente da RTVE, Marcos Batista, está em viagem. A informação da emissora é de que não houve notificação e que o trabalho prossegue normalmente. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná não contesta a liminar, mas entende que este movimento pela dispensa de trabalhadores é inadequado, pois não representa uma solução para o problema, ao contrário só o complica enormemente, causando o desemprego de dezenas de profissionais. A opção pelo teste simplificado – sinalizando para um concurso público efetivo em breve – parecia razoável a fim de contornar a situação precária de trabalho destes profissionais. O Sindijor vai verificar todos os recursos disponíveis para ajudar os trabalhadores da RTVE.
Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296