28/03/2018

Assembleia aprova prestação das contas do SindijorPR

Reunidos em assembleia geral ordinária de prestação de contas de 2017, na noite de ontem (27), jornalistas aprovaram o relatório do Conselho Fiscal sobre o balanço financeiro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR).

O ano de 2017 foi um ano difícil para a categoria e também para o Sindicato, uma vez que ocorreram muitas demissões e fechamento de postos de trabalho, o quer impacta financeiramente na entidade. Mesmo assim, o SindijorPR encerrou o ano passado com um superávit de R$ 127.914,72. Pelo balanço financeiro apresentado pela diretora Maigue Gueths,as receitas de 2017 somaram R$ 686.327,72, frente às despesas de R$ 558.413,00.

A categoria analisou a situação financeira futura do sindicato. Uma das preocupações da base é com a com a manutenção da entidade em decorrência da reforma trabalhista. este ano o SindijorPR não terá o Imposto Sindical, o que correspondeu a R$ 91 mil de receita. "É um momento preocupante, pois o enxugamento das redações impacta na arrecadação do sindicato. Então 2018 será um ano onde vamos ter que nos ajustar a essa nova realidade. Caso isso não ocorra, teremos que pensar em novas formas de arrecadação para 2019", concluiu Maigue Gueths.

A diretoria optou por não realizar assembleia para aprovação da contribuição sindical. A opção é ampliar a arrecadação por meio de campanha de sindicalização dos jornalistas. “Estamos com uma campanha ‘agressiva’ junto à categoria com a doação da carteira de jornalista. É preciso ressaltar a importância do SindijorPR, nossas lutas, nossas conquistas. Sem a presença do Sindicato, o jornalista só tem a perder”, avalia o diretor-presidente, Gustavo Vidal.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR