23/03/2018

VITÓRIA DOS JORNALISTAS: Sanepar passa a cumprir jornada de 5 horas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), junto com os jornalistas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), conseguiram fazer com que os profissionais cumprissem a carga horária da categoria, de 05 horas diára conforme a Consloidação das Leis do Trabalho (CLT).

A luta do SindijorPR e dos jornalistas é antiga, mas finalmente o foi garantido o direito aos profissionais. A Sanepar não aceitava em seu quadro funcional a função de jornalista e dava um nome genérico para a atividade, como assistente de comunicação ou de divulgação.

A diretora financeira do SindijorPR, Maigue Gueths, comemora a vitória conquistada pelos jornalistas da estatal paranaense. "Essa vitória na Sanepar é um exemplo que deve ser estendido a todas as assessorias, de órgãos públicos ou empresas privadas. Infelizmente os empregadores costumam burlar a legislação, registrando os seus jornalistas com outras nomenclaturas e com jornada superior ao previsto para a nossa profissão. No caso da Sanepar, conseguimos reverter esta situação em especial porque os jornalistas decidiram comprar esta briga ao lado do sindicato", explica .

O único profissional reconhecido como jornalista era Carlos Cesar Mion Bodaczny, em 2012, já que foi contratado antes da Constituição de 1988. Para os demais, o reconhecimento veio somente depois dos resultados de ações individuais.

Por conta disto, Mion era o único jornalista da Sanepar representado pelo SindijorPR. Agora, as jornalistas Ana Cecilia Pontes de Souza, Carina Paccola, Diangela Menegazzi, Ediane Battistuz, Emanuele Campos Miranda, Monica Venson, Ivanilde Maria Muxfeldt Klais e Thays Renata Poletto, também passam a ser representadas pelo nosso sindicato.

O SindijorPR avalia outras medidas para negociar com as demais empresas públicas, como Copel e a Administração dos Portos para a redução de jornada. A mesma ação será implementada pelo sindicato com as empresas de assessorias de imprensa privada.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR