30/01/2018

SindijorPR se solidariza com jornalistas do Diário do Norte do Paraná

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se solidariza com os 14 jornalistas do Diário do Norte do Paraná, da cidade de Maringá, noroeste do Estado, que, em assembleia realizada no dia 29 deste mês, aprovaram um indicativo de greve.

Os trabalhadores estão com salários atrasados desde outubro do ano passado, incluindo o 13º, férias e ainda sem os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), desde maio de 2016. Segundo informações de jornalistas, os atrasos de salários começaram em junho de 2016 e se intensificaram a partir de setembro do ano passado.

Caso O Diário não pague as dívidas trabalhistas ou apresente um cronograma de pagamento em 10 dias, os jornalistas podem entrar em greve.

O SindijorPR entende que a greve é uma manifestação legítima do trabalhador brasileiro, ainda mais diante de um fato tão grave quanto este. Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, que representa a categoria na região, muitos trabalhadores estão em situação financeira delicada, tendo que vender bens para poder pagar as contas. Três jornalistas saíram, mas, de acordo com informações do Sindicato, não receberam os pagamentos.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR