01/12/2017

SindijorPR realiza Assembleia Geral para atualizar o Estatuto

Na próxima quinta-feira, dia 07, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realiza Assembleia Geral, com pauta única, para discutir atualizações ao Estatuto do sindicato. A atividade será às 19h30 na Sede Estadual, em Curitiba (Rua José Loureiro, 211 - Centro), sendo que as subseções em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa podem realizar assembleias no mesmo dia, definindo locais e horários próprios.

Serão debatidas alterações em apenas dois capítulos do Estatuto. As propostas vêm sendo analisadas pela Direção Executiva com a assessoria dos advogados do sindicato. O primeiro ponto atualiza o processo eleitoral do SindijorPR. Entre outras propostas, serão avaliados o quórum das Eleições, prazos legais e a possibilidade de ampliar o número de participação de jornalistas sindicalizados, com voto eletrônico ou por correspondência.

“Temos uma base ampla e espalhada pelo Paraná e não temos alcançado todos os sindicalizados em municípios mais distantes. Nos últimos anos garantimos a eleição em cidades próximas das subseções. Mas queremos ampliar o protagonismo do interior, garantindo o direito estatutário ao voto a todos os sindicalizados”, afirma o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

A outra proposta é um ajuste à exigência da Federação Nacional dos Jornalistas. A Comissão de Ética Nacional é integrada apenas por jornalistas. No Paraná, o Estatuto ainda prevê a participação de integrantes da sociedade civil, regra que impede que processos regionais sejam enviados para a comissão nacional.

Gustavo Vidal explica que com essa alteração, a Comissão de Ética estadual passará a contar com até 10 jornalistas, que serão eleitos junto com o Conselho Executivo e o Conselho fiscal e não mais indicados em assembleia geral, como é atualmente. “Assim, todos os mandatos teriam a mesma vigência, com todos os jornalistas sendo eleitos pelo voto direto da categoria. Um avanço na democracia sindical, consolidando o livre direito de escolha aos sindicalizados em todas as instâncias do SindijorPR”, diz.

As duas propostas serão disponibilizadas no site do SindijorPR na segunda-feira, dia 04, após o Departamento Jurídico finalizar ajustes na redação. “São atualizações necessárias e queremos transparência no processo, garantindo aos jornalistas tempo de análise das propostas com antecedência, para poderem avaliar com clareza e preparar sugestões para a assembleia”, afirma Gustavo Vidal.

CONGRESSO ESTADUAL

Adiado para 2018, por decisão da categoria em assembleia, o Congresso dos Jornalistas do Paraná deverá discutir uma reformulação completa do Estatuto. A atividade é a instância máxima do sindicato e deve pautar o debate da realidade dos jornalistas e o futuro da profissão. Para isso, é necessária uma ampla discussão sobre a reinvenção do sindicato, até mesmo para enfrentar a deforma trabalhista.

Principal representação da categoria, o SindijorPR necessita atualizar conceitos à realidade do jornalismo. “Com o dinamismo com que a profissão foi elevada na última década, com as novas tecnologias, novos modelos de empregos surgiram. Isso reflete diretamente na forma como o sindicato deve atuar, atendendo às particularidades da profissão e atualizando sua atuação, ampliando a representação de toda a sua base”, reforça Gustavo.
Autor:Direção do SindijorPR