esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

08/11/2017

Coletivo Chega Junto organiza debate sobre mídia pública em lançamento de livro

Coletivo Chega Junto organiza debate sobre mídia pública em lançamento de livro

O coletivo Chega Junto, grupo para atuação em defesa do jornalismo e promoção da formação, cultura e lazer, que conta com professores, estudantes e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), vai realizar no dia 14 de novembro, às 19h, na sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211, Centro), uma mesa redonda sobre jornalistas e a mídia pública. Após a roda de conversa, será lançado o livro do jornalista e professor Guilherme Carvalho, O Espaço da Mídia Pública, com um coquetel para os convidados.


A mesa vai trazer para o debate os casos que temos aqui no Paraná, com a E-Paraná, e no Brasil, com a TV Cultura, TV Brasil, entre outras, que foram os objetos de pesquisa de Carvalho. Ele fala um pouco mais sobre isso. “Este evento propõe um debate sobre uma área de trabalho e serviço público que é fundamental para a população, contudo, que quase sempre não recebe a devida atenção. Quando se fala em mídia, pensa-se apenas na comercial e a pública acaba servindo apenas para atender questões político partidárias. Aqui no Paraná, a televisão estatal ficou reduzida a isso: de atender interesses do governador de plantão. Por isso é interessante ressaltar a importância deste debate e de mostrar que a TV pública pode ser melhor utilizada”, avalia.


A diretora de cultura e eventos do SindijorPR, Silvia Valim, corrobora com Carvalho e também ressalta que é preciso debater melhor sobre a televisão pública. “Assim como temos estimulado as produções locais e independentes, a discussão sobre mídia pública é necessária e urgente. Só assim iremos construir uma mídia mais diversa, menos oligárquica e monopolista”.


O mestre e professor de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Marcelo Hengel Bronosky, também irá conversar com o público sobre o tema. “Vou abordar mais a parte jornalística deste tema, o qual considero importante porque estamos diante de um cenário de crise do jornalismo como um todo. Vou falar ainda em como o jornalismo está operando nestes meios públicos. Acredito que é um debate interessante para quem se interessa pelo tema”, opina.


Serviço


Debate sobre jornalistas e mídia pública e lançamento do livro “O Espaço da Mídia Pública”


Dia: 14 de novembro (terça-feira)


Horário: 19h


Local: Sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211, Centro)


Entrada livre


Após o evento, os convidados poderão participar de um coquetel


Organização: Coletivo Chega Junto

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR
Gralha Confere TRE