27/10/2017

CUT promove nesta sexta dia nacional de coleta de assinaturas pela anulação da Reforma Trabalhista

Nos locais de trabalho, nas sedes dos sindicatos, nas praças e nas ruas. Hoje (27), a CUT promove um dia nacional de coleta de assinaturas pela anulação da Reforma Trabalhista do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). A Central orienta os dirigentes de suas entidades filiadas que, tão importante quanto colher o máximo possível de assinaturas, é fazer o diálogo com os trabalhadores e com a sociedade sobre o significado nefasto da reforma trabalhista.

Desde o lançamento da campanha, no dia 7 de setembro, as entidades filiadas à CUT estão coletando assinaturas nos formulários do projeto de lei de iniciativa popular (PLIP), que precisa de no mínimo 1,3 milhão de adesões de eleitores, conforme prevê a Constituição Federal.

Diversos sindicatos e comitês sindicais e populares montaram bancas em pontos de grande circulação de pessoas em Porto Alegre e várias cidades do interior gaúcho. As listas também estão sendo distribuídos aos trabalhadores para buscar assinaturas de familiares, vizinhos e amigos.

“A experiência está sendo muito boa”, avalia o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, ao falar sobre a coleta de assinaturas. Para ele, o abaixo-assinado é um dos eixos centrais da organização da luta para o próximo período. “Esta é uma forma que possibilita ampliar a consciência crítica dos trabalhadores e aumentar a resistência ao golpe”, salienta.

“Com esse projeto de iniciativa popular, vamos reforçar ainda mais a nossa luta contra os retrocessos do golpista Temer, que só agradam os grandes empresários, que financiaram o golpe, pois para a classe trabalhadora essas mudanças nas relações de trabalho são uma desgraça”, afirma Nespolo.

Antes de assinar, é preciso escrever o nome completo (sem abreviaturas) e legível, o endereço e os dados do título de eleitor, de acordo com o que estabelece a legislação para esse valioso instrumento de participação popular.

A reforma trabalhista entra em vigor no dia 11 de novembro. A Direção Executiva da CUT Nacional fará uma apuração nacional das assinaturas colhidas no dia 8 de novembro para decidir os próximos passos da campanha. No dia 10 de novembro, está previsto um Dia Nacional de Paralisação contra as antirreformas do governo golpista.

Na manhã desta terça-feira (24), o presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, Silvonei Benfica, entregou na sede da CUT-RS, em Porto Alegre, várias assinaturas coletadas junto à categoria. As listas foram recebidas pelo presidente da CUT-RS e pela secretária de Políticas Sociais, Cleonice Back. As adesões são de radialistas e familiares na Capital e no Interior, mas a campanha de mobilização continua.

Autor:CUT