19/10/2017

Jornalista Mauri König lança livro dia 21 de outubro, em Curitiba

Foto: Divulgação

Reunindo em um único livro suas melhores reportagens, o jornalista paranaense Mauri König lança, neste dia 21, o livro “Nos bastidores do mundo invisível”. A obra conta com 18 reportagens da trajetória do “terceiro jornalista mais premiado do Brasil”, segundo a revista digital Jornalistas&Cia.

As reportagens foram publicadas em grandes veículos de comunicação do país no período de 2000 a 2016. Reconhecidas por diferentes organizações que premiaram König pelos trabalhos que se apresentam neste livro, “a coletânea representa a crença em um jornalismo comprometido com o interesse público, com a ética profissional e com o futuro do Brasil”, diz o autor.

Um diferencial em relação às publicações anteriores originais é que o livro traz, para cada reportagem, a narrativa sobre os bastidores da produção. São textos que explicam todo o processo de produção, incluindo planejamento, desafios, negociações, repercussões e detalhes do trabalho.

A coletânea dá conta de expressar o papel fundamental do jornalismo de vigilante do interesse público. As reportagens foram reunidas por grandes temas como corrupção e criminalidade institucional, direitos humanos, crimes contra infância, crimes ambientais e grandes personagens. Nesse sentido, “Nos bastidores do mundo invisível” é também uma importante referência para estudantes e profissionais ou, ainda, para aqueles que acreditam no jornalismo como um instrumento de transformações para o bem comum.

Prefácio

O livro conta ainda com o prefácio de Marcelo Canellas, repórter especial da TV Globo, também reconhecido pela qualidade do trabalho jornalístico. “A revelação da estratégia para botar de pé cada uma das pautas, contando a história da história de cada matéria, aumenta ainda mais o encantamento do leitor diante do repertório de recursos de um dos mais brilhantes e talentosos repórteres em atividade neste país”, diz ele em um trecho.

Sobre o autor

Mauri König tem 51 anos, é formado em Letras e Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Literário. Jornalista desde 1991, trabalhou nos jornais Folha de Londrina, O Estado do Paraná, Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Folha de S. Paulo.

Ele acumula 38 prêmios em 27 anos de uma carreira irretocável. Ganhou alguns dos principais prêmios do Brasil, entre eles dois Esso, dois Embratel, dois Vladimir Herzog. Conquistou ainda importantes prêmios mundiais, como o Lorenzo Natali Prize, da União Europeia, o International Press Freedom Award, do Committee to Protect Journalists (EUA), e o Global Shining Light Award, entregue pela Global Investigative Journalism Network, formada por 70 organizações de jornalismo de todo o mundo.

Em 2013, König foi agraciado com o Maria Moors Cabot Prize, o mais antigo prêmio internacional no campo do jornalismo. Entregue pela Universidade de Colúmbia, a mesma que promove o Prêmio Pulitzer, o Cabot Prize é um reconhecimento à trajetória do profissional de imprensa.

Atualmente König é professor universitário. Publicou em 2008 o livro “Narrativas de um correspondente de rua” pela Editora Pós-Escrito, finalista do Prêmio Jabuti. Em 2013 publicou o livro “O Brasil oculto”, pela editora ComPactos.

Locais de vendas

Site da editora

Venda direta (palestras, eventos de lançamento, quotas por empresas)

Livrarias (Curitiba, Cultura, Fnac e Saraiva)