11/09/2017

SindijorPR repudia ameaça de representante do Governo do Paraná a jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia a atitude do coordenador regional do Governo do Estado no Oeste do Paraná, Eliezer Fontana, que ameaçou na tarde desta sexta-feira (8) a jornalista Juliet Manfrin, repórter do jornal O Paraná, de Cascavel. Por meio de mensagem via WhatsApp no telefone particular da profissional, Fontana afirma “que um dia da caça e outro do caçador. Jamais imaginei ser uma jornalista do mal. Acreditei que seria do bem. Me enganei. Quem prega o mal vai receber o mal”.

O contexto da ameaça está relacionado a reportagens sobre processos criminais e condenações por improbidade administrativa contra Eliezer Fontana no período em que foi prefeito do município de Corbélia, no Oeste do Paraná. Segundo informações de O Paraná, antes da ameaça textual a profissional já tinha recebido uma série de coações do representante do governo por meio de telefonemas.

Homem de confiança do governador Beto Richa no Oeste do Paraná, Fontana ocupa a função desde outubro de 2016. Ao insultar a jornalista no desempenho de suas funções, o representante do governo foge da conduta de civilidade e do tratamento respeitoso à imprensa que são requisitos imprescindíveis a quem ocupa um cargo público, mesmo em circunstâncias adversas.

A ameaça representou uma grave violação ao direito à informação e impedimento do exercício da profissão e liberdade de imprensa, passível de punição. O episódio merece repulsa não somente do representante legal da categoria dos jornalistas, mas de toda a sociedade consciente do papel da imprensa de cobrar a necessidade de eficiência e transparência na administração pública. O SindijorPR espera que o governo do Estado tome providências em relação à ameaça de seu representante.

Autor:SindijorPR