26/07/2017

SindijorPR denuncia ao MPT demissão coletiva na Rede Mercosul

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) vai acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o abuso da demissão coletiva na Rede Mercosul, de Curitiba. Alegando uma "reestruturação”, a empresa colocou em aviso prévio cerca de 30 funcionários, que foram desligados oficialmente no último domingo (23). Entre eles, estão ao menos 10 jornalistas.

Além de entender que as demissões ferem a cláusula 20 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que estabelece critérios para dispensa coletiva dos trabalhadores, a direção do SindijorPR vai denunciar a Rede Mercosul pelo fato de não registrar os profissionais como jornalistas. A emissora contratava-os como radialistas.

Mesmo pagando piso de jornalista, cumprindo jornada de cinco horas dos jornalistas e reajustando salários com base nas negociações do SindijorPR, a empresa tentava burlar a legislação com o registro irregular dos profissionais. Tanto que reconheceu, em contato com o sindicato, "não ter jornalista contratado na televisão".

Segundo o advogado Christian Marcello Mañas, assessor jurídico do SindijorPR, “há descumprimento do acordo coletivo de trabalho em vigor, que restringe as demissões coletivas”.

Para o Sindicato dos Jornalistas, num momento de crise e escalada de desemprego, é fundamental defender a manutenção dos postos de trabalho e fazer cumprir o acordo coletivo negociado com os patrões”, afirma o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal.

O SindijorPR tentou diálogo com a empresa, que não aceitou dialogar justamente por registrar os trabalhadores como radialistas. “Nosso objetivo era negociar com a direção da TV Mercosul e buscar uma saída. Contudo, eles simplesmente ignoraram os nossos pedidos”, conta Gustavo.

Agora, o sindicato busca garantir o reconhecimento na rescisão dos contratos irregulares, com a comprovação da função de jornalista desempenhada na Rede Mercosul. A empresa insiste em realizar a homologação no sindicato dos radialistas.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR