08/06/2017

Solidariedade dos jornalistas do Estado para Marian Trigueiros

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam publicamente apoio e solidariedade à jornalista Marian Trigueiros e ao jornal Folha de Londrina, vítimas de ataque e tentativa de intimidação por parte do vereador da cidade de Londrina Filipe Barros e seus seguidores (em redes sociais e na tribuna da Câmara de Vereadores).

O motivo da perseguição é a publicação da reportagem "A educação sexual deve ir à escola", na Folha de Londrina (caderno Folha 2), na última terça-feira, dia 6 de junho — Marian Trigueiros é a repórter que produziu a matéria, jornalística e imparcial, de maneira competente e profissional. A reportagem faz parte de um projeto desenvolvido pelo jornal, a Folha Cidadania, reconhecido pela sua relevante função social.

Para o Sindicato e a Fenaj, a tentativa de intimidação fere os princípios constitucionais que garantem o direito da profissional (e de toda a categoria) ao exercício da profissão de jornalista, o nosso direito à liberdade de expressão e ao direito do jornal à liberdade de imprensa. Mais que isso, é uma tentativa de impedir o direito de cada cidadão brasileiro à informação. Trata-se de forma quase explícita de promover censura e impedir a imprensa (jornal e jornalistas) de Londrina de cumprir seu papel.

Londrina, 7 de junho de 2017.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina

Fenaj — Federação Nacional dos Jornalistas