25/11/2016

Concurso É-Paraná: SindijorPR conversa com trabalhadores e volta a cobrar respostas da emissora

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se reuniu na tarde de ontem (24) com trabalhadores da É-Paraná para discutir a situação do teste seletivo que deveria ter sido realizado pela empresa de comunicação do governo do Paraná em abril deste ano. O edital continha irregularidades e não respeitava itens básicos como pagamento do piso para algumas funções específicas exclusivas à profissionais de imprensa e jornada de trabalho inadequada para jornalistas e, por esses motivos, foi cancelado.

O concurso surge de uma reivindicação da categoria, visto que não há isenção editorial na TV Pública do estado, pois esta opera conforme os governos de plantão. No entanto, o termo “concurso” é utilizado para representar “teste seletivo”, já que as contratações propostas no edital serão em regime de CLT.

O SindijorPR entende que o teste é uma solução transitória para a situação lamentável dos atuais funcionários da E-Paraná que trabalham em regime de cachê: ou seja, recebem seus salários em depósitos bancários sem qualquer garantia de férias, FGTS ou décimo terceiro salário, entre outras garantias como licença-maternidade e horas extras. Para a diretora do SindijorPR, Maigue Guets, “o mínimo que se espera deste teste seletivo é que estes trabalhadores tenham acesso aos seus direitos básicos. Já seria um avanço, dentre tantos outros problemas que precisamos sanar na É-Paraná”.

O SindijorPR conversou com as duas gestões do Serviço Social Autônomo É-Paraná que passaram pela organização do mesmo edital. A solicitação, desde o início, foi a de que o concurso fosse construído junto com a entidade. No entanto, até o momento, o SindijorPR não teve acesso ao novo edital que ainda não foi apresentado ao público pela FAU, Fundação de Apoio a Unicentro, instituição que irá aplicar as provas do concurso.

Nesta sexta-feira (25), um novo ofício foi enviado para a direção da É-Paraná solicitando respostas a respeito da elaboração do concurso, além da inclusão de cláusulas que determinem experiência mínima do jornalista profissional como critério de seleção, entre outros.

A diretora do SindijorPR, Silvia Valim, conta que em conversa com trabalhadores da É-Paraná, estes pedem apenas transparência no processo. “Eles não querem, de forma alguma, privilégios no teste. Pedem apenas o que nós, jornalistas e SindijorPR queremos: que tudo seja construído dentro da lei, dos códigos profissionais e de ética que regem a categoria, e que todos possam competir de forma justa”, garante.

O lançamento do edital e o concurso ainda não têm data certa para acontecer. Recentemente, a diretoria da É-Paraná informou que o edital deveria ser lançado até o final do ano, o que é esperado pelos jornalistas de todo o Estado.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR