17/11/2016

Assembleias de Jornalistas avaliarão nova proposta patronal

Os sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná receberam, na noite desta quarta-feira (16), nova proposta patronal para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2017.

Os empresários agora propõem a reposição integral da inflação de 9,83%, calculada entre maio de 2015 e abril de 2016, mas dividida em duas partes. A primeira, de 6%, seria implantada no salário de novembro. O restante, 3,83%, pago em fevereiro. No ofício, contudo, os patrões não incluíram o pagamento do retroativo da inflação.

Além da pauta financeira, ficam mantidas as demais alterações na CCT: cláusula de Estágio, com previsão de contratação de estudantes a partir do 5.º período (terceiro ano); garantia do “acesso a redações” por diretores dos sindicatos; e, por fim, inclusão de ações que combatam o assédio moral e sexual ou outros conflitos de trabalho existentes nas redações.

As direções dos dois sindicatos de trabalhadores decidiram levar a proposta para avaliação dos jornalistas de todo o Estado, em assembleia geral. As entidades representativas já haviam negado, na última mesa de negociação, os 5% de reajuste então sugeridos.

As novas assembleias acontecerão, simultaneamente, na segunda-feira, dia 21, às 20 horas, em segunda chamada. Em Curitiba, a atividade será na Sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211). As subseções do SindijorPR em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, bem como o Sindicato do Norte, ainda divulgarão os locais de suas assembleias.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL PERMANENTE

Pelo presente edital, ficam convocados todos os jornalistas sindicalizados para se reunirem, de acordo com as disposições estatutárias, em Assembleia Geral Permanente, a ser realizada dia 21 de novembro de 2016, às 19h30, em primeira convocação, ou às 20 horas em segunda convocação, com qualquer quórum, na sede do SindijorPR (Rua José Loureiro, 211 – Centro), em Curitiba. As subseções do SindijorPR em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa podem realizar assembleias no mesmo dia conforme locais a serem agendados. Em outras cidades, o sindicato pode indicar responsáveis conforme interesse. As assembleias discutirão a seguinte pauta:

1 – Informes;

2 – Avaliação das negociações da Campanha Salarial.

Curitiba, 17 de novembro de 2016.

Gustavo Henrique Vidal

Diretor-presidente do SindijorPR