21/09/2016

SindijorPR e Sindicato do Norte do Paraná entregam ofício para os patrões

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná entregaram ontem (20) um ofício para os sindicatos patronais da comunicação informando-os sobre o resultado das assembleias realizadas nos dias 14, 15 e 16 de setembro, nas cidades de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí e Ponta Grossa.

Por 187 votos a 105, os jornalistas recusaram a proposta patronal de receber reposição salarial de 5% (valor que não cobre a inflação do período, que foi de 9,83%). Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que, caso a oferta patronal fosse aceita, o jornalista que recebe o piso da categoria acumularia uma perda de R$ 2,9 mil pelo período de um ano.

A categoria decidiu pela manutenção da proposta de reposição salarial de 9,83%, além de cláusulas não econômicas, como manutenção dos postos de trabalho até abril de 2017, licença paternidade, entre outros.

Os sindicatos dos jornalistas aguardam agora uma resposta dos patrões para marcar uma nova mesa de negociação.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR