esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

16/09/2016

Categoria rejeita proposta patronal e campanha salarial continua

Categoria rejeita proposta patronal e campanha salarial continua
Foto: Flávio Augusto Laginski
Jornalistas de Curitiba decidiram, em assembleia realizada ontem (15), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), rechaçar a proposta patronal, que previa reposição de 5% (inferior à inflação do período, que foi de 9,83%) e outras cláusulas não econômicas. Houve também assembleias pelo interior do Estado.


O auditório do sindicato ficou tomado pelos profissionais, que debateram e explanaram os seus pontos de vista. Após as conversas, a categoria votou e o “não” venceu a disputa contra o “sim” por 59 votos a 42. No restante do Paraná, o "não" também acabou prevalecendo, com 109 votos. O "sim" recebeu 55. Foz do Iguaçu realizou a assembleia na sexta-feira (16), com 19 votos para "não" e oito para "sim". Somando Curitiba e o interior, o resultado foi de 187 para o "não" e 105 para o "sim".


O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, encarou com naturalidade a vitória do “não”. “O jornalista está cansado. Nós estamos trabalhando muito e recebendo quase nada em troca. Esta proposta que sequer cobre a inflação do período não foi bem digerida pelo pessoal. A votação só demonstrou o descontentamento dos jornalistas com os patrões”, avalia.


Os próximos passos da campanha salarial deste ano serão a manutenção da assembleia, tornando-a permanente, uma consulta junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre uma possível mediação e a comunicação junto aos empresários até o dia 22 deste mês para solicitar uma nova mesa de negociação.
Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR
Gralha Confere TRE