12/09/2016

Sindicatos patronais apresentam nova proposta para renovar a CCT

Foto: Flávio Augusto Laginski
Os sindicatos dos jornalistas profissionais do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná receberam hoje (12), oficialmente, uma nova proposta dos sindicatos patronais para encerrar as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 (CCT). A data-base da categoria foi em maio e, de lá para cá, as duas entidades de trabalhadores têm lutado pela valorização da categoria, uma vez que os empresários da comunicação dificultaram ao máximo, iniciando as negociações, há quatro meses, com 0% de reajuste.

A nova proposta patronal mantém os mesmos 5% de reposição da inflação da reunião passada, desta vez sem o escalonamento. O índice, que segue muito abaixo da inflação de 9,83%, é acompanhado de um abono salarial, no valor de R$ 760 (exceto gerentes e diretores), e o pagamento do retroativo da reposição até maio em parcela única, pago no mês de dezembro.

Os patrões cederam, no entanto, e passaram a garantir os postos de trabalho até a próxima data base da categoria, em maio de 2017. Fora das cláusulas econômicas, os empresários mantêm a proposta de compromisso para combater assédios e conflitos no ambiente de trabalho.

A resposta patronal às reivindicações dos jornalistas atende, em partes, ainda, à licença paternidade, 10 dias garantidos na CCT; alteração na cláusula de estágio; liberdade de acesso às redações; e alteração na liberação de dirigentes sindicais.

A proposta empresarial será analisada pelos jornalistas nas assembleias convocadas para o dia 15, próxima quinta-feira. Em Curitiba, a categoria se reúne na sede do SindijorPR a partir das 19h30. O sindicato divulgará datas e os locais das assembleias no interior assim que confirmados pelos diretores locais.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR