25/08/2016

Câmara de Vereadores abre licitação para clipping de notícias

Câmara de Vereadores abre  licitação para clipping de notícias
Foto: CMC
A Câmara Municipal publicou, nesta terça-feira (23),edital de licitação na modalidade de pregão eletrônico, do tipo menor preço, para contratação do serviço de clipping jornalístico, diário e em tempo real, para monitoramento de mídia e notícias com conteúdo jornalístico de interesse da Diretoria de Comunicação da Câmara, conforme os termos descritos no edital disponível no Portal da Transparência. O valor máximo para a contratação do serviço será de R$ 116.340,00, pelo prazo de 12 meses.

As propostas serão recebidas no endereço eletrônico www.licitações-e.com.br, até as 9h do dia 5 de setembro de 2016. Os lances serão abertos a partir das 9h30 em sessão através do mesmo endereço, obedecendo o horário oficial de Brasília.

O clipping é uma ferramenta utilizada para mensurar as publicações – de acordo com o fluxo de informação gerado no Legislativo – em veículos de comunicação que façam referência à Câmara Municipal, à Escola do Legislativo, à Ouvidoria de Curitiba, aos vereadores e aos servidores da Casa.

Segundo o termo de referência do serviço pretendido, a busca de notícias referentes à Câmara deverá ser realizada em veículos impressos (jornais e revistas, inclusive jornais de bairro), eletrônica (emissoras de TV de sinal aberto e rádios AM e FM), e digital (portais e agências de notícias, blogs jornalísticos e políticos e redes sociais), conforme as necessidades explicitadas no edital.

A empresa deverá encontrar, selecionar, recortar e avaliar as notícias jornalísticas e informações de interesse da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal extraídas da imprensa e da mídia. A partir disso, fornecerá um relatório de análise de mídia: o serviço compreenderá um levantamento qualitativo e quantitativo das notícias publicadas na imprensa em geral.

Esse relatório precisa ser periódico, com filtros semanal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral e anual, para que a Diretoria de Comunicação possa fazer as pesquisas que desejar. O documento também deverá apresentar tabelas e gráficos para facilitar a visualização e o entendimento, além de poder ser gerado em pdf e impresso.

O acompanhamento diário dos meios é importante para a geração de dados e estatísticas imprescindíveis para traçar um panorama da imagem do Legislativo na sociedade, a evolução dos temas em debate na Câmara, além de dirigir as ações que precisam ser implementadas ou modificadas no trabalho da Diretoria de Comunicação do Legislativo.

Os resultados do clipping oferecem referências sobre o trabalho da Comunicação e sobre como a instituição está sendo apresentada pela sociedade. Auxilia ainda na caracterização do ambiente externo, na identificação e na antecipação por demandas de informação. Pode ser visto como etapa final do empenho de comunicação empreendido pela Diretoria de Comunicação, com o objetivo divulgar fatos, informações e produtos.
Autor:Claudia Krüger Fonte:Câmara Municipal de Curitiba