19/07/2016

SindijorPR apoia Chapa 2 nas Eleições da Fenaj

Comandada pelo mesmo grupo há mais de 20 anos, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se transformou numa emissora de notas oficiais. A Fenaj se esqueceu de sua base: os sindicatos e os cerca de 100 mil jornalistas brasileiros. Jornalistas que enfrentam demissões, assédio moral, desregulamentação nas assessorias, perseguições, violência e a precarização do trabalho. Todas essas lutas abandonadas por quem deveria organizar a categoria.

A Direção Estadual do SindijorPR quer uma Fenaj diferente. Uma Federação parceira, que atue de forma independente como articuladora dos sindicatos. É urgente unificar jornalistas de todas as áreas para discutir as transformações da profissão. E a Fenaj deve ter papel central nessa luta.

Precisamos de campanhas nacionais de conscientização da relação sindical, em defesa da ética, dos direitos básicos, da jornada de cinco horas diárias e respeito aos pisos estaduais. Precisamos de um piso nacional. Precisamos que, pelo menos, a Fenaj valorize jornalistas, já que não esperamos isso das empresas. Precisamos de ajuda.

ELEIÇÕES DE 19 A 21 DE JULHO

Por esses motivos, apoiamos a Chapa 2, “Hora de Reagir - Renovar a Fenaj em defesa dos jornalistas”, não apenas pela presença de diretores do SindijorPR (a única chapa com representantes da nossa base). O pleito acontece entre os dias 19 a 21 de julho, em todas as cidades do país onde existam jornalistas sindicalizados.

A história do SindijorPR também nos conta que jornalistas do Paraná sentiram na pele os retrocessos causados por grupos majoritários à frente do sindicato por um longo período. As feridas desta imposição de controle absoluto são tratadas até hoje, com a divisão em dois sindicatos no estado.

A renovação é necessária para a manutenção da luta pela valorização dos jornalistas. Esse processo é saudável e fundamental para recuperar a confiança da categoria e trazê-la novamente ao cotidiano sindical. Defendemos a renovação como forma de união dos jornalistas e garantia de uma federação forte e atuante.

Nesse contexto, Ednubia Ghisi, Gustavo Henrique Vidal, Leandro Taques, Pedro Carrano e Roberto Geremias se juntam a um grupo nacional, liderado pelo coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente, e outras dezenas de jornalistas de todas as regiões do Brasil, que propõe levar a Fenaj a uma atuação efetiva em defesa de jornalistas.

A Direção Estadual do SindijorPR orienta e declara seu apoio à Chapa 2 Hora de Reagir para que a defesa da categoria seja renovada. Para que retrocessos fiquem no passado e que possamos pensar o futuro em conjunto com a categoria, e não apenas no núcleo de um pequeno grupo que esqueceu para que foi eleito: representar jornalistas e não se esconder atrás deles.

#LutaJornalista #VoteChapa2

Autor:Direção Estadual do SindijorPR