01/07/2016

Passaralho à solta: RPC demite jornalistas

Como se já não bastasse o descaso com que estão tratando a questão da reposição salarial, os patrões resolveram aprontar mais uma. Desta vez, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), maior emissora do Estado, demitiu quatro jornalistas nesta sexta-feira (1.º). O motivo para os desligamentos não foi divulgado pela empresa.

Foram demitidos as produtoras Scheila Pessoa e Kelly Krukoski; o repórter Diego Sarza; e o editor da rede Dirk Lopes, que fazia parte da equipe que cobria a Operação Lava-Jato e estava na RPC há mais de 20 anos. A empresa teria dito que as vagas serão repostas. Funcionários da emissora informaram que o ambiente no local está bem pesado, pois nunca se sabe quando irá acontecer outra demissão. Além disso, a RPC sempre foi vista como estável e eram raros os desligamentos. O clima de preocupação é permanente.

O diretor-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), Gustavo Vidal, lamenta pelas demissões. “É estranho que, em plena campanha salarial, a RPC resolva demitir jornalistas. Além de oferecer um índice muito baixo, sequer querem garantir os postos de trabalho. É inexplicável que uma empresa que obteve lucro líquido de R$ 84 milhões em 2015 opte em desligar funcionários e também de extinguir a função de motorista e fazer acúmulo de função. Ou seja, não valoriza a categoria, cria a dupla função e ainda demite trabalhadores. Isto é inaceitável”, salienta.

Autor:Flávio Augusto Laginski Fonte:SindijorPR