09/06/2016

Jornalistas rechaçam R$ 60 de reposição e exigem respeito

Foto: Flávio Augusto Laginski
Finalizadas todas as assembleias de jornalistas, a proposta patronal de R$ 60 de reposição foi rechaçada e ignorada pela categoria. Em assembleias cheias de indignação, jornalistas apontaram a necessidade de valorização e respeito por parte dos empresários. As cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa reuniram dezenas de jornalistas que também definiram mobilizações.

Entre as decisões aprovadas está a definição de contraproposta aos sindicatos patronais. “Partindo da ideia empresarial de custos e zerar a inflação, os jornalistas apontaram a necessidade de 0% para demissões, junto com 2% de aumento real e o reajuste integral dos 9,83%. A esses três pontos, soma-se o atendimento de cláusulas não econômicas”, explica Gustavo Vidal, diretor-presidente do SindijorPR. Ele diz ainda que a suspensão de acordos específicos, apresentada pela assembleia, também foi aprovada por unanimidade. Assim, qualquer empresa que solicitar acordo em separado da CCT deverá atender às reivindicações da categoria.

Os jornalistas também definiram uma série de ações para mobilizar a categoria. As manifestações iniciam nesta sexta-feira (10), com ações on line. “Os jornalistas farão atos com a camiseta da campanha salarial ou brancas e publicarão em suas redes com as hashtags #PrimeiramentePagueMeuReajuste e #LutaJornalista. As ações virtuais visam alcançar as diversas redações e locais de trabalho do estado, mostrando a unidade da categoria pela dua pauta de reivindicações”, afirma Vidal. Outras mobilizações serão convocadas pelo SindijorPR durante as semanas que antecederem a próxima mesa de negociação.

Gustavo Vidal reforça a participação da categoria nas mobilizações, para evitar perdas salariais e retrocessos de direitos. “As assembleias desta semana lotadas mostram a força da nossa categoria. Isso precisa ser ressaltado nas mobilizações de amanhã e até o fim das negociações. Precisamos de muita gente para mostrar que não aceitaremos calados os ataques”, convoca.

REPÚDIO

Na assembleia realizada no dia 08, na Subseção Campos Gerais, em Ponta Grossa, os jornalistas manifestaram solidariedade com os cinco companheiros do jornal Gazeta do Povo que tem sofrido um atentado profundo contra a liberdade de imprensa. Os colegas respondem a 36 processos impetrados por magistrados e procuradores do Paraná devido a reportagens que tratavam dos supersalários recebidos por juízes do Tribunal de Justiça e promotores do Ministério Público no Estado.

Os jornalistas que compareceram ao encontro também manifestam repúdio à perseguição cometida por aqueles que deveriam prezar pelo comprimento da justiça. Desde o início dos processos, os jornalistas precisaram viajam mais de 6 mil quilômetros para participar de audiências em juizados especiais em diversas cidades do Estado. Somadas, as ações pedem indenização de mais de 1 milhão de reais.

Além da indignação, os jornalistas reunidos na assembleia também cobraram uma posição por parte do judiciário sobre o caso. Os profissionais entendem que a justiça não pode silenciar diante de um atentado tão grave a liberdade de expressão.

CONSELHO DE ÉTICA

Durante as assembleias, os jornalistas também aprovaram a indicação de três novos integrantes do Conselho de Ética do SindijorPR. Christianne Machiavelli, José Lazaro Junior e Silvia Calciolari receberam o aval da categoria. Agora, o Sindicato entrará em contato com os novos representantes para oficializar as indicações.

Autor:SindijorPR