17/02/2016

Gazeta do Povo e RPC começam 2016 demitindo mais jornalistas

O ano mudou, mas as práticas abusivas de cortes do GRPCom seguem a mesmas. Entre ontem (17) e hoje (18), mais seis profissionais da redação foram demitidos da Gazeta do Povo, maior jornal do grupo. Esse início de ciclo não é nem um pouco animador para a empresa, que fechou 2015 ocupando o primeiro lugar no Demissômetro do SindijorPR, com 41 jornalistas contabilizados. O Sindicato questiona na Justiça as demissões, as quais classifica como coletivas.

Para o Sindicato, a prática contínua de demissões a conta gotas gera um clima de insegurança e péssimas condições de trabalho nas redações. Essa mesma ação tem sido vista na Tribuna do Paraná e, mais recentemente, na RPC, onde a empresa demitiu, apenas na terça-feira (16), quatro trabalhadores da praça de Londrina. Em janeiro a RPC já havia desligado outros seis jornalistas. É curioso lembrar que, no mesmo dia, a TV anunciou uma série de reportagens sobre “como se manter no emprego”, dicas que não caberão aos seus ex-funcionários.

O fato é que, mesmo diante da negociação de acordos permanentes com a categoria, relativos a banco de horas e extensões de jornada, o GRPCom continua sua política de enxugamento de postos de trabalho. O SindijorPR entende que os acertos em separado já buscam “equalizar” problemas financeiros e de gestão do grupo e que seria obrigação de cada um dos veículos de comunicação garantir, ao menos, as vagas.

Nos próximos dias, a Gazeta de Povo inicia a negociação com o Sindicato para renovar seu banco, vencido em janeiro. Uma das demandas fundamentais para manutenção do acordo é que se concretize o fim das demissões. Não se sustentam as justificativas para demissão quando existem acertos que beneficiam a empresa, livrando-a de pagamentos de direitos trabalhistas de seus jornalistas.

JORNALISTAS SE MOBILIZAM EM CAMPANHA DE LUTAS

Em 2016, os jornalistas colocam ainda mais força em sua Campanha de Lutas, já aprovada pela categoria em assembleia. Marcando as ações, no dia 2 de abril o SindijorPR e o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná realizam a Plenária Estadual, em Guarapuava, para encaminhar ações e mobilizações em defesa da categoria e do jornalismo.

Entre as atividades da Campanha destacam-se a intensificação da luta contra demissões, com denúncias de empresas aos órgãos competentes; o monitoramento do Demissômetro para cidades do interior; o lançamento de materiais relativos à defesa dos jornalistas e do jornalismo; e a garantia de debates e decisões amplas, com participação intensa da capital e do interior do Estado.

Autor:Diretoria do SindijorPR