04/02/2016

Jornalistas do Paraná aprovam campanha de lutas para 2016

Joka Madruga

Categoria também votou favoravelmente ao acordo específico da RPC, mas demonstrou preocupação com a proposta da empresa em reduzir postos de trabalho

Na noite de terça-feira (2), jornalistas de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco, Paranavaí e Umuarama se reuniram em Assembleia Geral para discutir a Campanha de Lutas 2016 e o acordo específico da RPC.

O SindijorPR tem acompanhado atento e com preocupação o posicionamento das empresas em relação à manutenção de vagas para jornalistas. Apenas em 2015, 117 jornalistas foram demitidos em todo Paraná, totalizando, entre 2014 e 2015, 213 profissionais despedidos.

Os números assustam assim como a indiferença e o assédio por parte dos patrões. Os problemas se agravam quando as empresas submetem os profissionais a jornadas superiores e salários inferiores ao estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A partir desse cenário, o SindijorPR colocou sua proposta de Campanha de Lutas 2016 para debate e aprovação da categoria. Por unanimidade, os presentes nas nove cidades em que a Assembleia acontecia aprovaram as medidas. As ações iniciam imediatamente com a primeira atividade marcada para o dia 2 de abril, quando o SindijorPR e o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná realizam a Plenária Estadual, em Guarapuava.

“Os mesmos problemas são enfrentados pelos jornalistas em todo Estado, na verdade, em todo país. Por isso, contamos com a participação de toda categoria. É preciso unir esforços”, afirma Gustavo Vidal, diretor-presidente do SindijorPR. Para garantir a ampla participação dos jornalistas na plenária em Guarapuava, o Sindicato vai bancar hospedagem e transporte para todos os jornalistas dispostos a participar do debate e das decisões em defesa da categoria e do jornalismo.

CAMPANHA DE LUTAS

-Intensificar a luta contra demissões com denúncias de empresas aos órgãos competentes;

-Monitorar e intensificar a campanha do Demissômetro para cidades do interior;

-Lançar Campanha Estadual de lutas 2016 em defesa dos jornalistas e do jornalismo com camisetas, materiais gráficos, adesivos, vídeos e pesquisas;

-Garantir debates e decisões amplas, com participação intensa do interior do Estado

ACORDO RPC

Depois de amplo debate entre os jornalistas, por maioria, 129 a 17, com 08 abstenções, os participantes da Assembleia Geral, das nove cidades, aprovaram a renovação do acordo de Extensão de Jornada da RPC. Outra decisão da categoria é que o acordo deve ser assinado por um ano (de 1º de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016). A votação final, somando assembleias dos dois sindicatos de jornalistas, totalizou 103 votos para o acordo de um ano e 85 votos para dois anos.

Contrário à renovação, o SindijorPR orientou a rejeição da proposta da empresa devido à mudança na cláusula de manutenção de postos de trabalho. A empresa exigiu, como condição para renovar o acordo, que fossem garantidos 218 vagas, referentes ao ano de 2009 - quando foi assinado o primeiro acordo. Com o novo acordo, aprovado na assembleia, 48 jornalistas, dos atuais 266, podem ser demitidos.

O acordo de extensão da jornada prevê aumento de 5 para 7 horas diárias, de esquipes de reportagem, com gratificação de 60%. Já a redação recebe 30% para jornada de 6 horas. As demais horas se acumulam num banco de horas.

UNIR FORÇAS

A diretoria do SindijorPR reforçou a necessidade de a categoria participar plenamente dos debates, reunindo forças e experiência para enfrentar os abusos propostos pelas empresas. O caso recente de Minas Gerais foi lembrado como exemplo de mobilização, necessária para conter os abusos patronais, como foi o da renovação do acordo da RPC.

“É uma linha muito tênue, pois com o cenário inseguro para os profissionais, aliado ao assédio moral que as empresas vêm praticando, a categoria, como classe trabalhadora, acaba se sujeitando às vontades patronais por medo de perder o emprego ou de ter o salário reduzido. Precisamos reforçar a luta coletiva para enfrentar os retrocessos impostos por empresas como a RPC”, finaliza Vidal.

Autor:Comunicação Sindijor-PR