esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

11/01/2016

Inscrições Prorrogadas: Prêmio Sangue Novo valoriza e promove novos talentos no jornalismo paranaens

Inscrições Prorrogadas: Prêmio Sangue Novo valoriza e promove novos talentos no jornalismo paranaens

Consagrado como um espaço de inovação e valorização da produção jornalística estudantil, foi prorrogada até o dia 1º de fevereiro as inscrições para a 20º edição do Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense. Idealizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), o prêmio se propõe a instigar, valorizar e promover os novos talentos locais, orientados pelos professores e amparados pela instituição de ensino.

“Entendemos que o curso universitário é um espaço fundamental para formação de profissionais humanos e críticos e o Sangue Novo vem com papel de reconhecer essa nova geração, seus experimentos e pensamentos teóricos, que logo estará ocupando o mercado de trabalho”, afirma Gustavo Vidal, diretor-presidente do Sindicato.

Sangue Novo: Valorizando pessoas, profissionais e projetos

“O prêmio me ajudou a achar meu lugar na comunicação. Fazer jornalismo alternativo e contra-hegemônico não é e nunca foi fácil. De certa maneira, a premiação me fez constatar que é possível trilhar o caminho do jornalismo comprometido com a mudança da sociedade e ser reconhecido por esse trabalho, que é muitas vezes negligenciado inclusive no mundo da comunicação. Esse reconhecimento renovou minhas energias e me fez acreditar cada vez mais na importância e na urgência do que faço”, conta Vinicius Nogueira.


O, na época, estudante de jornalismo da UFPR, produziu com as colegas Thais Barbosa de Almeida e Amanda Pupo a série de reportagem escrita “Encarcerados”, que ficou em primeiro lugar na categoria Meio Digital na 19º edição do Prêmio. Conforme explica Vinicius, trata-se de quatro matérias que abordam o sistema penitenciário paranaense com foco nas violações de direitos humanos facilmente identificáveis nele.


“O assunto surgiu em uma conversa com colegas de curso e professores sobre a onda de rebeliões pela qual passou o sistema carcerário do estado nos anos de 2013 e 2014. Visitamos o Complexo Penitenciário de Piraquara e chegamos a adentrar a Penitenciária Feminina. Nosso intuito sempre foi o de tratar aquelas pessoas como seres humanos e sujeitos de direitos, compreendendo a complexa relação de forças que os e as levaram para a reclusão”, relembra.

Isadora Nicastro Schwanke Julião também seguiu pelo mesmo caminho, depois de um árduo processo de pesquisa e produção, recebeu o reconhecimento com o primeiro lugar na categoria Reportagem Escrita – Meio Impresso. Com a matéria “Crack: o drama de uma escolha” realizada no terceiro ano do curso na Universidade Positivo, Isadora imergiu no universo de mulheres que usaram drogas e viveram seus dramas pessoais e sociais durante suas gestações. “Foi muito legal, um processo muito interessante e também muito difícil, me segurei muito para não chorar”, conta a profissional que está se formando, afirmando que o reconhecimento do prêmio ajuda os jornalistas a enfrentarem o mercado de trabalho.


Para os estudantes participantes, o prêmio funciona como o espaço para os futuros jornalistas treinarem sua capacidade de inovar e aguçarem sua sensibilidade. “Também é o espaço para aproveitarem uma certa liberdade de atuação que nem sempre se encontra no mercado de trabalho. Pra mim, esse é o maior legado que o prêmio deixa para os estudantes”, destaca Vinicius.

Inscrição


As inscrições podem ser realizadas no site do 20º Sangue Novo até 01 de fevereiro 2016; a divulgação dos finalistas e a cerimônia de premiação acontece em abril do mesmo ano. Serão considerados válidos os trabalhos desenvolvidos e apresentados institucionalmente entre 23 de dezembro de 2014 a 23 de dezembro de 2015. Recém-formados podem se inscrever, desde que tenham desenvolvido atividades no período indicado.


Os interessados podem participar entre as 22 categorias que serão avaliadas por três jurados cada uma.


1. Reportagem Escrita - Digital
2. Reportagem Escrita – Impresso
3.Reportagem para Televisão
4. Reportagem para Rádio
5. Fotojornalismo
6. Programa de TV
7. Programa de Rádio
8. Produto Jornalístico – Jornalismo Impresso
9. Produto Jornalístico para WEB– Portal de Noticias
10. Produto Jornalístico para WEB – Blog de Noticias
11. Projeto Jornalístico para WEB – Gestão de Mídias Sociais
12. Projeto/Produto Jornalístico Livre
13. Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa
14. Monografia
15.Livro Reportagem
16. Videodocumentário
17. Radiodocumentário
18. Jornal Laboratório Impresso
19. Telejornal Laboratório
20. Radiojornal Laboratório
21. Jornal/Revista Laboratorio On-line
22. Prêmio Sangue Novo Pesquisa em Jornalismo


Conheça a história completa do Sangue NOVO.


Demais dúvidas deverão ser sanadas no site http://premiosanguenovo.com.br/; pelo email premiosanguenovo@sindijorpr.org.br ou pelo telefone (41) 3224-9296.

Autor:Laís Melo