esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

07/11/2015

Mulheres em Curitiba lutam contra PL5069 e representatividade em cenários como a mídia

Mulheres em Curitiba lutam contra PL5069 e representatividade em cenários como a mídia
Arte: Brasil de Fato

O ato já vem acontecendo em diversas cidades brasileiras e hoje (07) é a vez de Curitiba. Às 16h, com saída da Praça Santos Andrade, as mulheres vão às ruas para protagonizar uma manifestação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, com o Projeto de Lei (PL) 5069, ameaça direitos sexuais e reprodutivos duramente conquistados.


Mais de treze mil pessoas já confirmaram presença no evento, organizado por mulheres da sociedade civil e movimentos estudantil e social. A movimentação é grande, pois o projeto ameaça a vida das mulheres.


Retrocessos



No PL5069, somente o ato sexual sem consentimento “e que cause dano físico ou psicológico” seria definido como estupro, cabendo à vítima provar o crime. Nesses casos, o aborto só poderia ser acessado se a mulher registrasse boletim de ocorrência e fizesse exame de corpo de delito.


Se aprovada, a lei também não vai garantir, mesmo em caso de estupro reconhecido pela polícia através de boletim de ocorrência, a pílula do dia seguinte, tampouco orientações. Um imenso retrocesso diante do cenário atual que garante as mulheres atendidas nesses casos pelo SUS, o mínimo: kit anti-HIV e a pílula do dia seguinte.


#AgoraéQueSãoElas


Direta e indiretamente, interna e externamente, a mídia brasileira também é culpada por abafar as vozes femininas. Tudo começa dentro das redações. Segundo pesquisa de 2013 da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), feita em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina), as mulheres representam 64% dos jornalistas do País:


“Essa maioria, contudo, não se reflete em alguns dos espaços “nobres” dos veículos de comunicação, como colunas e blogs de maior audiência. A nossa luta tem de ser, portanto, para ocupar esses espaços, de uma vez por todas, se contrapondo ao discurso quase que hegemônico dos homens. E digo o mesmo em relação aos negros e à população LGBT. Queremos mais e melhor visibilidade”, afirma Mariana Franco Ramos, diretora de fiscalização do SindijorPR


Partindo disso, durante essa semana, homens que possuem espaço na mídia foram instigados a ficarem como espectadores. Ao invés de escreverem e publicarem textos sobre os direitos das mulheres e questões de gênero, a proposta foi abrirem ‘seus’ espaços para que elas falassem por si. Portanto, até domingo (8), mulheres de diferentes contextos estão ocupando espaços que historicamente são destinados aos homens.


A iniciativa compõe a campanha #AgoraÉQueSãoElas, que circulou com intensidade nas redes sociais nos últimos dias. Por um lado, a ação protagonizada por mulheres, que só pelo fato de serem feministas e terem dado esse passo já se tornam alvo de xingamentos, assédios e ameaças, é plausível. Isso porque, apesar de não cortar o mal pela raiz, provoca o questionamento da necessidade de um passo como esse, onde, por apenas uma semana, as mulheres terão um espaço de visibilidade para compartilhar seus pontos de vistas.



Mas é justamente daí que também surge a crítica, não contra a ação em específico, mas pelo cenário que ela se dá: “Eu não invalido a campanha #AgoraÉQueSãoElas, proposta no mesmo momento em que observamos um avanço das pautas conservadoras no Congresso Nacional, sobretudo aquelas que retiram direitos humanos já conquistados pelas mulheres, como o aborto em caso de estupro e o acolhimento das vítimas de violência sexual. Pelo contrário: acredito que ela tem dado voz, ainda que apenas por uma semana, a muitas feministas. Mas precisamos ir além”, reflete Mariana.


A jornalista e diretora do SindijorPR, ressalta, por exemplo, outra campanha chamada “Sempre Foram Elas” que tem como objetivo promover mulheres jornalistas, blogueiras, escritoras e militantes. O Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta, do qual Mariana faz parte, produziu um texto que reflete sobre a iniciativa.


Números embasam o que o dia a dia já diz


No artigo “Por que precisamos de um movimento para mulheres ocuparem a mídia”, Mônica Mourão, do Coletivo Intervozes, relembra como isso se dá no cenário brasileiro em dois âmbitos:


O primeiro deles é na hostilização e ridicularizarão que a mulheres estão muito mais suscetíveis que os homens e, como em diversas outras questões, as mulheres negras sofrem ainda mais. Basta lembrar, apenas um dos vários exemplos, dos racismos sofridos neste ano pela repórter Maria Julia Coutinho, conhecida como Maju, a “moça do tempo” do Jornal Nacional.


Além disso, de fato, apesar de serem maioria, as mulheres ocupam menos os postos altos nas redações. Conforme pesquisa de Mônica, “de 122 colunas da Folha de S.Paulo, 34 são assinadas por mulheres, uma por crianças que se revezam a cada mês e as demais 87 por homens. No portal G1, a lista de colunas e blogs apresenta apenas 26 no total, sendo que nove são feitas por mulheres”.


E na internet isso não é diferente. “Em matéria do Correio Braziliense de fevereiro desse ano, a lista dos cinco canais do youtube mais acessados no Brasil revela que apenas um é feito por uma mulher, o 5incominutos, em quarto lugar em número de inscritos e acessos”, afirma o artigo.


Por outro lado, a mídia também é responsável por firmar padrões de comportamento e de beleza que reforçam estereótipos que contribuem para o aprisionamento, e até adoecimento e morte, de muitas mulheres. Além disso, hipersexualizam os corpos e legitimam assédios e estupros. Basta lembrar de inúmeras propagandas de cervejas, como exemplo a Devassa que foi processada em 2013 pelo Ministério Público.


Boas iniciativas despontam como esperança



Está dada a necessidade das mulheres se olharem e se auto organizarem. Felizmente, algumas boas inciativas já vêm acontecendo em diversos cenários, inclusive o da comunicação. É o caso do já citado Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta, também das Blogueiras Feministas, Lugar de Mulher, Geledés, Escreva Lola Escreva, na coluna da pesquisadora Djamila Ribeiro, no canal Jout Jout Prazer, Lugar de Mulher, Imprensa Feminista,Think Olga, Escreva, Lola, Escreva, Blogueiras Feministas, Escritório Feminista, Questão de Gênero, Editoria do jornal inglês The Guardian sobre Feminismo, Blogueiras Negras,Everyday Feminism, Ms Magazine, Nádia Lapa, Ativismo de Sofá, Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Revista Estudos Feministas, Sempre Viva Organização Feminista, Agência Patrícia Galvão, ONU Mulheres, Feministing, Women, Action & the Media, entre outros.


Neste caminho, o SindijorPR encoraja as jornalistas a comparecerem ao ato de hoje, levando amigos e familiares, e a, em suas atividades diárias, contribuírem para a representatividade e visibilidade plural das mulheres. O Manual de Gênero dá uma ajudinha nisso.

Autor:Laís Melo - Com informações de Brasil de Fato, Coletivo Intervozes e Coletivo de Jornalistas Feminis
Gralha Confere TRE