28/10/2015

Jornalista é agredido e ameaçado no Vale do Jequitinhonha (MG)

A Abraji repudia a agressão e a ameaça contra o repórter e editor Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí (MG). Na tarde do último domingo (25.out.2015), o jornalista estava em um bar da cidade quando foi atingido por socos e golpes de cadeira desferidos pelo comerciante Thales Varjão, insatisfeito com reportagem de Vasconcelos sobre uma ocorrência policial em que ele estava envolvido.

"Ele disse que eu estava marcado para morrer", relata Vasconcelos. Varjão estava acompanhado do irmão, Walace Varjão, que é funcionário dos Correios em Araçuaí.

Mais cedo, Varjão havia estado na porta do jornal editado por Vasconcelos acompanhado do empresário Mario Chaves Filho (conhecido como Lelê Cabeção), também descontente com o trabalho do repórter. “O próprio Thales disse que esteve lá para me executar”, afirma o jornalista.

Ele registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar pela agressão e realizou exame de corpo de delito na última segunda-feira (26.out.2015). A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as ameaças e, segundo a delegada Maria Aparecida Mota Martins, as partes serão ouvidas ainda nesta semana.

Após a agressão do último domingo, Vasconcelos se diz cansado e pensa em deixar a região para “poder ter mais liberdade de fazer meu trabalho”. “Não quero ser um herói morto”, disse.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais solicitou ao secretário de estado dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e ao secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo de Melo Teixeira, providências para garantir a vida do jornalista.

A Abraji considera gravíssimas a agressão e as ameaças contra Sérgio Vasconcelos. Tentar impedir que um profissional da imprensa exerça sua atividade é um crime contra a liberdade de expressão e o direito à informação. As autoridades responsáveis devem agir com celeridade na apuração do ocorrido e sanção aos autores.

Autor:Diretoria da Abraji Fonte:http://www.abraji.org.br/?id=90&id_noticia=3255