27/10/2015

Jornalistas desligados desde maio de 2015 têm direito a receber retroativo proporcional

Na semana passada (21), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos jornalistas paranaenses entrou em vigor. O documento, publicado no site do Ministério do Trabalho e Emprego, pela Superintendência do Paraná, regra a atividade profissional dos jornalistas até abril de 2016, quando as negociações com os sindicatos patronais serão retomadas.

Vale ressaltar que os jornalistas desligados das empresas a partir de maio de 2015, quando ocorre a data-base, também têm direito a receber retroativo proporcional o qual nenhuma empresa está autorizada a parcelar (leia mais aqui). Os profissionais nessa situação devem procurar o RH das empresas e, se houver algum problema, comunicar o SindijorPR.

A CCT 2015/2016 estabelece piso salarial de R$ 2.963,60 para jornada de 05 horas diárias (25h semanais ou 30h com jornada comprovada aos sábados).

Autor:Laís Melo