26/10/2015

Campanha Salarial EBC: Trabalhadores aprovam estado de greve e negam reajuste zero oferecido pela em

Em assembleia realizada nesta segunda (26/10), os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovaram por unanimidade o estado de greve e repudiaram a proposta de reajuste zero apresentada pela diretoria da empresa. A assembleia foi realizada conjuntamente pelas praças de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão e aprovou atos em cada estado na próxima quinta (29/10), com a continuidade da assembleia.

Na última mesa de negociação, no dia 22, a diretoria da empresa propôs reajuste zero para as cláusulas econômicas e um acordo de dois anos, o que representaria um congelamento salarial e a perda do poder de compra pela inflação no país que poderia chegar a cerca de 20% no período se mantido o atual patamar inflacionário. Os trabalhadores repudiaram a proposta da empresa e mantiveram todas as cláusulas econômicas já aprovadas.

Mobilização

Nesta próxima quinta será realizado um dia protesto, com todos os empregados vestindo de preto e questionando a atitude da EBC. Os trabalhadores também irão levantar os privilégios na empresa, apresentando propostas que viabilizem o reajuste solicitado pelos empregados. Em Brasília, o ato será às 12h30 na Escadaria Norte.

Negociação

Também foi retomado o debate sobre a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop) na mesa de negociação da empresa. Alguns sindicatos apontaram a preocupação de uma disputa jurídica com a Contcop possa paralisar o processo de negociação, enquanto outras entidades defenderam a retirada da Confederação e que as Federações dos Radialistas (Fitert) e a dos Jornalistas (Fenaj) participem da mesa para legitimar o processo. Os trabalhadores resolveram paralisar o debate e retomar na próxima quinta. O SJPDF convida os jornalistas do DF para chegar ao ato de quinta às 12h para explicar melhor o imbróglio da Contcop e debater o assunto, preparando a discussão na assembleia que será realizada.

Autor:Sindicato dos Jornalistas Distrito Federal