16/10/2015

ConCUT: Desafio para a Educação é colocar o projeto do pré-sal em prática

Dino Santos

Utilização dos 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde é discutido.

Na quinta-feira, 15 de outubro, data em que se celebra o Dia dos Professores, o 12° Congresso Nacional da CUT, que acontece em São Paulo, debateu os rumos da Educação no Brasil, um dos temas do CONCUT.

A discussão aconteceu em um momento em que os educadores enfrentam a truculência e a repressão desenfreada comandada por alguns governos, simplesmente por terem aderido às mobilizações, paralisações e greve geral. São Paulo e Paraná, ambos estados governados pelo PSDB, foram protagonistas desses confrontos com polícias locais.

No Paraná, a luta dos trabalhadores(as) foi contra o Projeto de Lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais. Cerca de 213 pessoas ficaram feridas, com uso de bombas e tiros de balas de borracha. Na capital paulista foram 92 dias de greve, a mais longa da história, porque o governo se negou receber os professores para negociar.

Para Marlei Fernandes, professora e diretora do Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Paraná, a categoria tem suportado ‘cenas de horror’ por governos tucanos. “Temos sofrido não só com a violência simbólica e moral, mas com a violência física pelos governos do PSDB”, explica.

Durante o debate foi exibido um vídeo com imagens do massacre do dia 29 de abril, que emocionou a todos que estavam no plenário, que ao final, gritaram "Eu estou na luta"!

O representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, defendeu que a luta pelo ensino de qualidade é uma tarefa de toda a sociedade. “A defesa da escola pública é trabalho de todo brasileiro. Temos que somar nossas forças, irmos às ruas defender a educação”, destacou.

De acordo com Leão, a Lei da Mordaça, PL 867/2015, de autoria do deputado Izalci (PSDB-DF), que propõe volta da censura às salas de aula, tem indignado os professores. “Nós vamos lutar contra essa lei”, apontou o dirigente, que também falou sobre o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), de entrega do pré-sal.

Continue lendo.

Autor:Comunicação CUT: Walber Pinto Fonte:http://www.cut.org.br/