esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

01/10/2015

Começa amanhã o Beta Jornalismo 2015

 Começa amanhã o Beta Jornalismo 2015

Evento conta com oficinas e palestras e será realizado dias 2 e 3 de outubro pelo curso de Jornalismo da PUCPR

O Beta Jornalismo 2015 discute tendências e inovações do jornalismo e da comunicação, com palestrantes nacionais e internacionais. São oferecidas, ao todo, sete palestras, de hora em hora, no sábado, 3 de outubro, das 9h às 18 horas, no Teatro Universitário da PUCPR (TUCA). A grande novidade deste ano é a oferta de duas oficinas, também gratuitas, na sexta-feira, dia 2 de outubro. O evento é promovido pelo curso de Jornalismo da PUCPR.

Com temas diversos, o evento discutirá os desafios do Jornalismo ao vivo; o modelo de jornalismo multicultural da Rádio SBS Austrália; as práticas de fotojornalismo e fotografia da R.U.A; a viabilidade do jornalismo investigativo independente; a grande reportagem multimídia; o jornalismo econômico e o conceito de criação do Canal OFF.

Os convidados desta edição do evento são Carla Cecato (Rede Record), Leandro Demori (Abraji), Beatriz Wagner (Rádio SBS Austrália), Raquel Longhi (UFSC), Gabriela Clayton (Canal OFF), Rodrigo Zaim (RUA Fotocoletivo) Fernando Jasper (Gazeta do Povo) e Alecsandro Menezes (Globosat).

Como o próprio nome sugere, o Beta Jornalismo busca acompanhar as constantes mudanças da área jornalística frente aos desafios contemporâneos, conforme explica a professora Criselli Montipó, uma das organizadoras do evento. “O intuito é aproximar universidade e mercado de temas relevantes para a atuação profissional. Discutir novas propostas e repensar formatos jornalísticos”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Julius Nunes, o evento é uma oportunidade para estudantes e profissionais. “Nosso evento já está consolidado, temos conseguido cada vez mais público e as temáticas trazem também previsões para a profissão. O diferencial deste ano fica por conta das oficinas sobre técnicas e softwares de autoproteção na internet para jornalistas investigativos e oficina de direção de imagens para produtos jornalísticos”, destaca.

O Beta Jornalismo 2015 é aberto a estudantes e profissionais das áreas de jornalismo e comunicação de todo o Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo hotsite portalcomunicare.com.br/betajornalismo2015.

Serviço:

Beta Jornalismo 2015

Palestras: 3 de outubro (sábado)

9h – Webconferência: O modelo de jornalismo multicultural da Rádio SBS Austrália – Beatriz Wagner (Rádio SBS Austrália)

10h – Fotojornalismo e fotografia da R.U.A – Rodrigo Zaim (RUA Fotocoletivo)

11h – O jornalismo investigativo independente é possível?- Leandro Demori (Abraji)

12h – Intervalo

14h – Criação e conceito do Canal OFF – Gabriela Clayton (Canal OFF)

15h – Televisão: desafios do jornalismo ao vivo – Carla Cecato (Rede Record)

16h – O turning point da grande reportagem multimídia – Raquel Longhi (UFSC)

17h – Jornalismo Econômico – Fernando Jasper (Gazeta do Povo)


Local: TUCA (bloco azul) – PUCPR – Câmpus Prado Velho


Oficinas: 2 de outubro (sexta)

14h às 18h: Direção de imagens para produtos jornalísticos

18h às 21h: Jornalismo investigativo: técnicas e softwares de autoproteção na internet


Local: LabCom – PUCPR – Linha Verde


Informações e Inscrições: www.portalcomunicare.com.br/betajornalismo2015



Autor:Assessoria de Comunicação
Gralha Confere TRE