esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

30/09/2015

SindijorPR é ponto de arrecadação em campanha de doação para os índios Kaiowás do MS

 SindijorPR é ponto de arrecadação em campanha de doação para os índios Kaiowás do MS
Kerexu Yxapyry conta sobre o genócídio dos povos indígenas - Foto: Joka Madruga

Na semana passada o SindijorPR vivenciou o depoimento emocionante da cacique guarani Kerexu Yxapyry, da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Santa Catarina. Com fala mansa, mesmo diante da manifestação triste e indignada, Kerexu contou sobre o massacre que seu povo enfrenta em contexto local e nacional.


“No mês passado, esse é o caso mais recente, houve uma entrada na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no Mato Grosso do Sul, onde mais uma de nossas lideranças foi assassinada. Isso é um segmento de genocídio da população indígena que acontece desde 1500 e nada é feito”, ressalta a cacique.


Entre outros ataques, Kerexu se refere à ação paramilitar, que ocorreu no dia 30 de outubro, a mando de grandes proprietários de terra, que culminou na morte do líder Semião Fernandes Vilhalva, de 24 anos, no município de Antônio João, a 402 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Nas últimas décadas, e enfatizando os fatos dos últimos meses, esses ataques se intensificaram e o extermínio sistemático que os Guarani vivem hoje já é reconhecido por organizações de direitos humanos.

Nós nos importamos


Para diminuir o impacto da recente escalada de violência que o povo tem sofrido, diversas entidades e pessoas se organizaram na mobilização da campanha “Ajuda Humanitária para os Kaiowá do MS”. Trata-se da necessidade de atender as demandas urgentes que os povos originários possuem de roupas para crianças, adultos e idosos, alimentos, cobertores, remédios (analgésicos e primeiros socorros) e absorventes.


O SindorPR entra como ponto de apoio na campanha para arrecadação. Dada a importância e urgência da luta e a localidade central, de fácil acesso, que a sua sede está, o sindicato estará disponível para receber as doações.


Quem tiver possibilidade, basta deixar a contribuição na Rua José Loureiro, 211 - Centro - 80.010-140 - Curitiba - PR - Telefax:(41)3224 9296. Das 9h às 18h.

Veja aqui todos os pontos de doação.


Duração da campanha:


De 15/09 a 15 de outubro de 2015.

Autor:Laís Melo - Informações: Campanha “Ajuda Humanitária para os Kaiowá do MS”
Gralha Confere TRE