Organizações em todo o país dizem NÃO ao fracking no Brasil

Reprodução internet

Para o próximo domingo (04), atos em todo o país estão sendo organizados para dizer NÃO ao fracking no Brasil. Expressão ainda estranha para muitos, trata-se do processo destrutivo usado para extrair gás da rocha de xisto que se encontra no subsolo.

Em 2013, o Governo Federal do Brasil realizou o 12º Leilão de blocos do folhelho de Xisto, para exploração de gás não convencional, impondo severos riscos à população. Isso porque, para sua extração, é necessário perfurar um poço profundo e injetar milhões de litros de água misturada a centenas de produtos tóxicos e cancerígenos e toneladas de areia a uma pressão alta o suficiente para fraturar a rocha e liberar o gás metano.

As consequências são graves, pois contamina a água que serviria para o consumo humano, indústria e agricultura e também os lençóis freáticos com centenas de produtos químicos utilizados no processo. Além dos impactos ambientais, econômicos e sociais, o fracking já está associado a terremotos e também contribuiu para as mudanças climáticas, conforme informa o COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil.

Para a diretora da 350.org Brasil, Nicole Figueiredo de Oliveira, não bastasse todos esses perigos, há outro elemento preocupante em relação ao fracking. “Mesmo após o fim da operação do poço, continua o vazamento sistemático do metano, um gás de efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas e é 86 vezes mais prejudicial que o CO². O fracking intensifica as mudanças climáticas e representa uma ameaça ao planeta”, completa.

Mobilização

No dia 07 de outubro, o Governo Federal pretende leiloar 266 novos blocos para a exploração comercial de gás de xisto (shale gas) através do fraturamento hidráulico. É por isso, como já acontece em todo mundo, que a população brasileira está se organizando para um ato nacional.

“O SindijorPR engrossa a importância dessa luta. Precisamos compreender que o progresso de um país também está na capacidade de avaliar e rechaçar projetos que tenham profundo impacto ambiental, como é o caso do fraturamento hidráulico”, afirma Wilson Soler, diretor de saúde e previdência do sindicato.

Em Curitiba, a Coalizão Não Fracking Brasil acontece uma ação, ao meio dia, na Feirinha do Largo da Ordem, na Sociedade Garibaldi. Em Colombo, Região Metropolitana,haverá o Passei Ciclístico da Primavera, que tem como tema central a campanha Não Fracking Brasil.

Toledo, no Oeste do Paraná, promoverá um grande evento no Parque do Lago, às 17h, com apoio do Prefeito Municipal Beto Lunitti, vereadores, sindicatos rurais e profissionais, lideranças religiosas, universidades e população em geral.

Diversas ações também estão sendo programadas na Bahia, Mato Grosso, Brasília, Minas Gerais e Acre. Entre os países que também vão participar já confirmaram Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra e Peru. Outros ainda estão definindo suas ações.

Para saber mais sobre a campanha e como participar da ação do dia 4 de Outubro, acesse www.naofrackingbrasil.com.br

Filme

Para entender melhor como se dá o procedimento de extração do gás e quais são os problemas envolvidos na nova técnica, confira o o documentário Gasland, do diretor Josh Fox:

Autor:Comunicação SindijorPR - Informações 350.org e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil