29/09/2015

Assembleia do SINDJORS aprova fechamento do acordo 2015

Agora, acordo segue para homologação do MTE - Foto: Luiz Avila/SINDJORS
Em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) na manhã desta terça-feira, dia 29 de setembro, os jornalistas gaúchos aprovaram o fechamento da Campanha de Negociação Coletiva 2015 com o reajuste da inflação no período, que é de 8,76%, para todos os salários.

A plenária entendeu como satisfatória a reposição do índice, considerando a conjuntura econômica atual e frente à realidade de outras categorias profissionais, que fecharam seus acordos no primeiro semestre deste ano com percentuais abaixo da inflação.

Iniciada no mês de junho, data-base da categoria, as reuniões entre a entidade de classe e os sindicatos que representam as empresas de comunicação culminaram com a proposta aprovada. Com isso, os pisos passarão de R$ 1.955,90 para R$ 2.127,20 na capital e de R$ 1.665,50 para R$ 1.811,40 no interior. Agora, o acordo segue para homologação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Além do reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a negociação deste ano terá inclusa uma cláusula que garante o direito à licença remunerada aos profissionais em vias de apresentar trabalho final de mestrado e doutorado em áreas afins da comunicação. Também alterou dois itens já existentes, um que diz respeito ao adicional por viagem e outro que trata da estabilidade prévia à aposentadoria.

Histórico das negociações

Na assembleia desta terça-feira, o presidente do SINDJORS, Milton Simas, lamentou o baixo interesse por parte dos representantes da patronal, que poucas vezes receberam a entidade para negociar o acordo coletivo deste ano. Entre os pontos tratados na plenária esteve a apresentação do histórico das negociações.

Simas esclareceu que, no encontro com a categoria no dia 1º de agosto, a demanda era para seguir com a campanha em busca de 1,5% de aumento real. A proposta foi apresentada para a patronal no dia 3 de agosto, que rejeitou e ofereceu em troca 9%, o que representaria R$ 4,10 de aumento real na Capital.

O Sindicato, em contraproposta, pediu que se aplicasse a inflação do mês de julho, de 9,31%. Além de não aceitar, a patronal recuou em sua oferta, propondo somente o reajuste com o INPC de junho. O presidente apresentou dados de outros Estados, como Pará e Paraná, que também fecharam suas campanhas com o reajuste da inflação.

Mobilização

Os participantes da assembleia sugeriram a criação de um grupo de trabalho pra que, nas negociações do próximo ano, a categoria tenha mais envolvimento com a campanha, seja através da apresentação de sugestões, participação em reuniões e atividades externas, na porta das empresas, chamando a atenção para as demandas da categoria.

“A iniciativa visa a expor para a sociedade a realidade do trabalho dos jornalistas, assim como das empresas, que sempre argumentam na mesa de negociação dificuldades de rentabilidade para atender as reivindicações. Com isso, os penalizados são sempre os trabalhadores”, observa Simas.
Autor:Comunicação SINDJORS Fonte:http://www.jornalistas-rs.org.br/