22/09/2015

SindijorPR repudia agressão contra jornalista em Marechal Cândido Rondon

O SindijorPR repudia o fato ocorrido com o repórter Juliano Augusto Bortolon, jornalista da Catve, que foi agredido em pleno exercício de sua profissão, na madrugada desta terça-feira (22). “Além de repudiar veementemente mais uma agressão, também cobramos das autoridades competentes uma apuração do caso. Qualquer ato de violência, seja ela física ou verbal, é uma atitude que merece repúdio não somente da entidade de representação de classe, mas de toda a sociedade”, reforça Julio Cesar Carignano, diretor de Comunicação.

O caso

Juliano cobria uma pauta sobre o cotidiano dos estrangeiros muçulmanos que trabalham no frigorífico de aves na cidade de Marechal Cândido Rondon.“Para cumprir meu trabalho, fui cedo para gravar a chegada dos trabalhadores às 5h20. Lá, me deparei com a Assembleia do Sintrascoopa, mas não fiz nenhuma imagem da eleição que realizavam, fiquei de costas”, contou Juliano.

Conforme relatou, enquanto exercia seu trabalho, Mauri Viana, presidente do sindicato e ex-candidato a senador, se aproximou e deferiu um soco, primeiramente, contra a câmera e, em seguida, contra o jornalista. “Ele também xingou muito, dizia que eu estava ali a mando da cooperativa, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ele não sabia que estava agredindo um jornalista, outro cara que me identificou e avisou”, explica.

Outros trabalhadores e profissionais do setor administrativo da cooperativa também foram agredidos, os acusados foram embora antes da chegada da polícia militar. O circuito de câmeras do frigorífico gravou o momento da agressão do profissional de jornalismo e dos demais trabalhadores.

Juliano já fez Boletim de Ocorrência e fará corpo delito. O trabalhador entrará com ação contra Mauri Viana e contra o Sintrascoopa.

O SindijorPR tentou contato com a diretoria do Sintrascoopa, mas, até o fechamento da publicação, não tivemos retorno.

Autor:Laís Melo