12/06/2015

Sindijor entregou cópia dos dossiês sobre violência e perseguição contra os jornalistas

Foto Joka Madruga / Terra Sem Males

Tudo que está acontecendo de errado contra os jornalistas no Paraná foi entregue ao CNDH. Para o Sindijor é muito importante que os jornalistas tenham espaço para fazer suas denúncias no ‘Comitê 29 de abril’

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) fez dois encontros em Curitiba (11 e 12 de junho). Nas atividades realizadas na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram discutidas as ameaças e violações de direitos humanos durante a “batalha do Centro Cívico” – no dia 29 de abril de 2015; assim como a violência policial praticada após ordem da Secretaria de Segurança Público do estado.

Um dossiê feito pelo SindijorPR foi apresentado nesta manhã em audiência pública (123/06) e relata todos os casos registrados de ameaças contra os profissionais jornalistas. “Estamos construindo esse espaço ao lado dos servidores públicos e professores. Os relatos de todos esses segmentos dão um quadro amplo sobre a questão da violação à democracia no Paraná”, explicou o diretor do Sindijor, Pedro Carrano, durante audiência.

29 de abril: Na data, mais de 200 pessoas ficaram feridas, entre elas cerca de 10 jornalistas. A violência policial foi resultado da ação arquitetada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, que convocou mais de mil Policiais Militares de várias regiões do estado.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR