23/04/2015

Comitê Regional de Proteção ao Jornalista fez reunião com GRPCOM

A reunião aconteceu na sede do jornal Gazeta do Povo (*Foto: Regis Luís Cardoso)

Nesta manhã (23/04), os membros do recém-criado Comitê Regional de Proteção ao Jornalista se encontraram com representantes do Grupo Paranaense de Comunicação

A reunião aconteceu na sede do jornal Gazeta do Povo. O Comitê propôs apoio institucional do GRPCOM na campanha em defesa da liberdade de imprensa, a adesão da empresa será avaliada pelo conselho editorial do veículo de comunicação. Sobre o ato em defesa da liberdade de imprensa, no dia 3 de maio, os representantes do Grupo se comprometeram em dar suporte.

A ação é motivada pelos recentes atentados contra a democracia que os jornalistas do estado vêm sofrendo. O exemplo que ganhou maior notoriedade é o caso do trabalhador James Alberti (entenda o caso nos links 1 e 2). Na conversa, também foi pautada a questão da integridade dos trabalhadores que cobrem o caso da Receita Estadual de Londrina.

Guilherme da Cunha Pereira (vice-presidente do GRPCOM), explicou que os jornalistas da empresa estão protegidos e que as investigações sobre a rede de corrupção e pedofilia que assola a Receita Estadual do Paraná continuarão. Pereira disse ainda que a RPC TV está fazendo uma rotatividade de profissionais que cobrem o caso e que Rede Globo enviou equipes de apoio para os trabalhos no norte do Paraná.

Participaram da reunião representando o Comitê Regional de Proteção ao Jornalista Guilherme Carvalho e Maigue Gueths (SindijorPR); o deputado estadual Tadeu Veneri (Representante da Comissão Estadual de Direitos Humanos); Darci Frigo (Terra de Direitos – Organização de Direitos Humanos) e Elson Faxina (Universidade Federal do Paraná – UFPR). Pelo lado da empresa de comunicação, participaram do encontro Guilherme da Cunha Pereira (vice-presidente do GRPCOM) e Carmem Murara.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR